Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Cacto Mammillaria bocasana


Cacto Mammillaria bocasana
| Mammillaria bocasana |

Muito embora os diferentes gêneros e espécies de cactos tenham suas peculiaridades, os representantes do táxon botânico Mammillaria costumam apresentar uma arquitetura geral bastante característica e uniformizada. Por este motivo, são popularmente conhecidos como almofadas de alfinetes. A aparência esférica destas cactáceas, cobertas por uma profusão de espinhos que se projetam radialmente, contribui bastante para que este apelido seja bem difundido entre o público leigo.

Ainda assim, cada espécie possui morfologias únicas e distintivas, como é o caso da Mammillaria bocasana, estrela do artigo de hoje. Anteriormente, já apresentamos a Mammillaria gracilis, cujo nome popular mais famoso é cacto dedal. Também já passaram aqui pelo blog a Mammillaria elongata, mais conhecida como cacto dedo de dama, e a Mammillaria prolifera, que carece de um apelido típico.


A Mammillaria bocasana é uma cactácea de estrutura globular ou globosa, cuja superfície é coberta por uma profusão de longos tricomas, de coloração branca, que lhe conferem um aspecto peludo, lanoso. No centro destas estruturas, figura um espinho de coloração amarelada, com a extremidade curvada. Esta aparência felpuda é a responsável pelo apelido powder puff cactus, em referência àquele pompom que nossas avós utilizavam para aplicar pó de arroz no rosto. Também existe a variação powder puff pincushion, que inclui o termo relativo à já mencionada almofada de alfinetes.

Originalmente descrita como Cactus bocasanus, em 1853, a atual Mammillaria bocasana é encontrada nativamente na região central do México, mais ao norte do país. Trata-se de uma espécie de cacto típica dos estados de San Luis Potosí, Querétaro e Zacatecas, onde também podem ser encontradas diversas outras suculentas e cactáceas apreciadas por suas características ornamentais.

Neste contexto, e devido à coleta predatória da Mammillaria bocasana em seus habitats de origem, com fins comerciais, este cacto encontra-se na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção, na compilação da International Union for Conservation of Nature, IUCN. Por este motivo, é proibido retirar exemplares desta espécie da natureza, no México.


Felizmente, graças a este amparo legal, e à capacidade de rápida propagação do cacto Mammillaria bocasana, existe atualmente uma considerável população desta espécie, em seu ambiente nativo. Neste sentido, o risco de extinção é baixo. Além disso, esta é uma cactácea bastante presente nas coleções, sendo intensivamente propagada, em estufas comerciais.

Embora a Mammillaria bocasana possa ser multiplicada através de suas sementes, o mais comum é que novas brotações surjam ao redor da planta mãe, o que leva à formação de uma grande colônia de cactos, de aparência bastante ornamental. O mesmo ocorre com outras espécies do gênero.

Esta é uma cactácea que aprecia uma luminosidade intensa, devendo preferencialmente ser exposta a várias horas de sol direto, diariamente. Dentro de casas e apartamentos, a Mammillaria bocasana deve ser posicionada bem próxima a uma janela bastante ensolarada, preferencialmente face norte. Coberturas, varandas e jardineiras externas, nas janelas, são boas opções de locais para o cultivo deste cacto.


Em ambientes muito sombreados, a Mammillaria bocasana tende a ficar estiolada, com uma estrutura tendendo à colunar. Além disso, na falta de níveis apropriados de luz, esta cactácea dificilmente irá florescer. O período do ano mais propício para a floração deste cacto corresponde à primavera e verão, quando as temperaturas estão mais altas. Suas flores, na espécie tipo, apresentam uma coloração creme, tendendo à amarelada, lembrando pequenas margaridas. Existem variedades com flores rosadas, como é o caso da Mammillaria bocasana 'Roseiflora'. Quando polinizadas, estas estruturas produzem pequenos frutos avermelhados e cilíndricos.

Outra variedade muito apreciada pelos colecionadores é a Mammillaria bocasana 'Multilanata', que possui uma aparência bastante felpuda, com longos tricomas brancos, densamente distribuídos sobre a superfície do cacto.

Sendo uma cactácea típica de regiões muito quentes e secas, de clima semidesértico, crescendo sobre solos de rocha vulcânica ou paredes de canyons, a Mammillaria bocasana precisa de um substrato bastante poroso, capaz de drenar rapidamente a água das regas. Uma mistura de terra vegetal e areia grossa de construção, em partes iguais, dá conta do recado. Lembrando que a areia da praia não é propícia para este fim, por conter elevados níveis de salinidade. Alternativamente, existem substratos prontos, formulados especialmente para o cultivo de cactos e suculentas, à venda em lojas de jardinagem e garden centers.


É importante que o vaso para o cultivo do cacto Mammillaria bocasana possua um bom sistema de drenagem, com furos no fundo e uma camada de pedrisco ou argila expandida. Por cima deste material, o posicionamento de uma manta geotêxtil ajuda a reter o solo arenoso, impedindo que as raízes da planta entupam os drenos do recipiente. O melhor material é o barro, terracota ou cerâmica, uma vez que sua porosidade ajuda a secar o substrato mais rapidamente. Caso os vasos de plástico sejam utilizados, os intervalos entre as regas devem ser aumentados.

O cacto Mammillaria bocasana pode apodrecer rapidamente, caso o solo seja mantido úmido por muito tempo. As regas devem ser bem espaçadas, ocorrendo apenas quando o substrato estiver completamente seco ao toque. Neste momento, também é possível perceber que o recipiente está mais leve, o que ajuda a indicar o timing correto para se realizar uma nova irrigação.

Estando acostumada à vida em ambientes áridos e solos pobres em matéria orgânica, esta cactácea não requer uma adubação muito intensa ou elaborada. O fornecimento de uma formulação equilibrada, do tipo NPK, especialmente desenvolvida para a nutrição de cactos e suculentas, é suficiente para garantir um bom desenvolvimento da Mammillaria bocasana. Durante os meses mais frios do ano, quanto o metabolismo da planta se desacelera, não é necessário fertilizar. Lembrando que o excesso de adubação, principalmente aquela rica em nitrogênio, é prejudicial ao desenvolvimento de cactos e suculentas.

Esta é uma cactácea que fica belíssima em jardins ensolarados, de inspiração desértica, entremeada por outras plantas suculentas que apreciem pouca água e muita luminosidade. Ainda que não seja a primeira escolha para ambientes internos, é possível cultivar a Mammillaria bocasana em casas e apartamentos, desde que seja possível posicionar a planta em um local com bastante exposição à luz solar. Trata-se de uma espécie bastante resistente, de fácil cultivo, que cresce e se multiplica rapidamente. Estas características tornam este um cacto ideal para iniciantes.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil