Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Suculenta Sedum moranense


Suculenta Sedum moranense
| Sedum moranense |

O gênero Sedum, pertencente à família Crassulaceae, abriga centenas de espécies conhecidas por sua beleza e rusticidade, cultivadas como plantas ornamentais tanto em interiores como em áreas externas, no paisagismo. São plantas cujas folhas apresentam adaptações que possibilitam o armazenamento de água.

A planta suculenta de hoje, Sedum moranense, é nativa do México. O hemisfério norte concentra grande parte dos países de origem deste exótico gênero botânico. Esta espécie moranense, particularmente, forma delicadas moitas de caules eretos, repletos de minúsculas folhas carnosas, densamente imbricadas.


Estas características anatômicas, aliadas à grande tolerância do Sedum moranense ao sol direto e à falta de água, tornam esta espécie uma excelente candidata à sua utilização como forração nos projetos paisagísticos. Em seu habitat natural, ela é frequentemente encontrada vegetando sobre rochas. No exterior, várias espécies do gênero Sedum costumam ser popularmente chamadas de stonecrops. Outra belíssima representante do gênero, comumente utilizada como tapete verde, é o Sedum makinoi. A suculenta conhecida como dedo de moça, Sedum morganianum, por outro lado, adquire o aspecto pendente. Apesar disso, estas suculentas também ficam lindas em vasos, podendo ser cultivadas dentro de casas e apartamentos, desde que próximas a uma janela bem ensolarada.

Sedum moranense
Sedum moranense

Esta é uma planta que ganhei dos meus pais, como presente de aniversário. A escolha da espécie foi feita pelo meu pai. Sou muito grato a eles pelo carinho com que apoiam este projeto, sempre incentivando o cultivo das mais diferentes famílias botânicas aqui no apartamento. Como prometido, vou gradualmente apresentando as várias suculentas que ganhei de presente ao longo dos próximos artigos. A planta de hoje foi, sem dúvida, uma valiosa adição à minha coleção!

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil