Uma rara mini-orquídea coral


Mini-orquídea Sophrolaelia Coral Orb
Sophrolaelia Coral Orb

Novamente, não que esta mini-orquídea seja exclusiva ou valiosa. Sua raridade deve-se simplesmente ao fato de que dificilmente a encontro em coleções, orquidários ou exposições. Além disso, sua cor é única. Diferente da maioria das orquídeas alaranjadas, esta possui um belíssimo tom coral, que inclusive serviu para nomeá-la. Este híbrido somente foi registrado em 2003, pelo orquidário Gold Country.

Comprei a Sophrolaelia Coral Orb há alguns anos, como uma pequena muda, de olho no resultado da improvável combinação entre seus progenitores. Trata-se de um híbrido primário, fruto do cruzamento entre Sophronitis coccinea e Laelia alaorii. Como admiro estas duas espécies, fiz questão de ter um híbrido que as representasse.

A flor resultante não poderia ser mais surpreendente. Em quase tudo, assemelha-se à Sophronitis coccinea. Ao que parece, a única contribuição da Laelia alaorii, cujas características costumam ser recessivas, foi atenuar a cor vermelha, produzindo uma orquídea coral ou salmon, com delicados veios avermelhados e sopros amarelados, aqui e ali.

Esta pobre orquídea passou quase duas semanas dentro de uma caixa de sapatos, durante a viagem até chegar às minhas mãos. Veio bastante debilitada e até hoje ainda não se recuperou totalmente. Mesmo fraca, foi valente para florescer pela primeira vez, aqui no apartamento. Espero que consiga sobreviver e voltar outras vezes, com sua armação imponente e incomum coloração.