Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Cacto Echinopsis subdenudata


Cacto Echinopsis subdenudata
| Echinopsis subdenudata |

De modo geral, as cactáceas não são conhecidas como os seres mais inofensivos do mundo. Muitas apresentam espinhos que, ou são agressivos e ferem, ou são minúsculos e incomodam bastante. O cacto Echinopsis subdenudata, no entanto, é uma honrosa exceção a este regra. Ele é praticamente desprovido de espinhos e, na eventualidade de algum surgir, é completamente inócuo. Além disso, apresenta um formato globular rico em detalhes, bastante ornamental.

Ainda que seja amplamente conhecido como Echinopsis subdenudata, a classificação mais recente deste cacto é Echinopsis ancistrophora. O nome original da espécie, subdenudata, faz referência à ausência de espinhos aparentes nesta cactácea. A disposição simétrica das auréolas, cobertas por tricomas brancos, com aspecto de lã, confere a esta cactácea o interessante apelido de domino cactus. Outro nome popular bastante utilizado para a Echinopsis subdenudata é Easter lily cactus, algo como cacto do lírio da Páscoa, graças às suas magníficas florações.


As flores do cacto Echinopsis subdenudata surgem durante a noite, e são bastante perfumadas. Diversas hastes com flores grandes, brancas e solitárias crescem a partir da área superior dos caules globosos. Elas são formadas por múltiplas pétalas, com uma base afunilada. Vistas de cima, assemelham-se a margaridas. Um mesmo exemplar pode produzir múltiplas hastes florais, de modo que a floração torna-se maior do que o próprio cacto.

Como bem sabemos, as cactáceas em geral ocorrem exclusivamente no continente americano. A espécie Echinopsis subdenudata é originária da Bolívia. Aqui no blog, já apresentamos outros interessantíssimos cactos deste gênero, tais como o Echinopsis werdermannii, apelidado de cacto ouriço, Echinopsis chamaecereus, conhecido como cacto amendoim, e Echinopsis pachanoi, este de porte colunar, chamado de cacto San Pedro.

Para que cresça belo e saudável e, principalmente, para que consiga florescer, o cacto Echinopsis subdenudata precisa ser cultivado em um ambiente com bastante luminosidade. Esta espécie aprecia o sol pleno, mas deve ser protegida da insolação muito intensa, nas horas mais quentes do dia. Ideal para áreas externas, faz belíssimas composições com outros cactos e suculentas, em meio às rochas de jardins desérticos.


Também é possível cultivar a Echinopsis subdenudata dentro de casas e apartamentos, desde que o vaso fique bem próximo a uma janela ampla e ensolarada. Esta espécie adapta-se a uma condição de meia sombra, em que possa receber o sol do início da manhã ou final da tarde. Coberturas e sacadas que recebem bastante sol pleno também são locais excelentes para o cultivo deste cacto. Jardineiras localizadas na parte externa das janelas, desde que ensolaradas, também podem ser utilizadas.

Por ser pequeno e compacto, o cacto Echinopsis subdenudata é perfeito para quem dispõe de pouco espaço, para o cultivo de suas plantas. Para que não morra afogado, ele precisa ser plantado em um vaso com furos no fundo e uma boa camada de drenagem, que pode ser feita com brita, argila expandida ou cacos de telha. O vaso de barro é ideal porque permite a secagem mais rápida do solo em seu interior. Caso o cultivador opte pelo vaso de plástico, que é onde o cacto costuma vir do produtor, basta espaçar ainda mais as regas, uma vez que este material retém a umidade no substrato por mais tempo.

O solo ideal para o cultivo da Echinopsis subdenudata é aquele arenoso, bem aerado, pouco compactado, e que permita um rápido escoamento da água, após as regas. Misturas de terra vegetal e areia grossa de construção, em partes iguais, fornecem um ótimo substrato para o desenvolvimento desta cactácea. Lembrando que a areia da praia não é apropriada para este uso, já que contém elevados níveis de salinidade, prejudiciais ao desenvolvimento das raízes. Para quem prefere praticidade, existem solos próprios para cactos e suculentas, à venda em lojas de jardinagem.


Tanto o crescimento do cacto Echinopsis subdenudata como sua floração ocorrem durante os meses mais quentes do ano, na primavera e verão. É durante este período que a planta precisa de maiores cuidados, como a adubação. Uma formulação de manutenção, própria para o cultivo de cactos e suculentas, pode ser fornecida durante esta fase. Caso o intuito seja induzir a floração, um adubo mais rico em fósforo pode ser intercalado, semanalmente. Durante o inverno, as regas devem ser reduzidas e a adubação suspensa.

Infelizmente, as flores da Echinopsis subdenudata ficam bonitas durante apenas uma noite. No dia seguinte, já começam a fenecer. Caso sejam polinizadas por insetos de hábito noturno, produzem frutos e sementes, que podem ser utilizadas para a propagação da espécie. Contudo, este é um processo bastante demorado e incerto, que exige paciência por parte do cultivador.

Outra forma mais rápida de se obter mudas do cacto Echinopsis subdenudata é através da separação dos pequenos brotos laterais, que podem surgir a partir da base da planta principal. Ao que tudo indica, este não é um evento líquido e certo, podendo haver exemplares que se recusam a dar mudas. Caso surjam, a melhor época do ano para se plantar estes brotos é no início da primavera, quando o metabolismo da cactácea está mais ativo.


Extremamente resistente, quase indestrutível e de fácil cultivo, o cacto Echinopsis subdenudata desenvolve-se tranquilamente, tanto em áreas externas como internas. Tudo o que esta planta precisa é de bastante luminosidade, que pode ser direta, indireta ou uma combinação de ambas. Como acontece com todas as cactáceas, seu maior inimigo é o excesso de água. Para que acidentes não aconteçam, basta refrearmos o instinto de regar as plantas a todo momento.

Independentemente da periodicidade, uma nova irrigação somente deve ser efetuada se o solo estiver complemente seco. Percebemos quando esta situação é atingida colocando o dedo sobre a terra, e afundando-o levemente. Se o dedo sair sujo, é sinal de que ainda há umidade. Neste caso, a rega deve ser postergada para uma outra ocasião. Também podemos perceber quando é o momento certo de regar através do peso do vaso. Quanto mais leve estiver, mais seco estará o substrato, em seu interior.

Por ser compacto, bastante ornamental e produzir belíssimas flores, o cacto Echinopsis subdenudata é uma excelente adição às coleções dos apreciadores de cactáceas. Juntamente com outras espécies do gênero, forma um conjunto de rara beleza.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil