Entrevista com Ivani Kubo


Ivani Kubo
Ivani Kubo

Acredito que a convidada de hoje tenha tudo a ver com as Orquídeas no Apê. Afinal, a paisagista, jardinista e designer de exteriores, Ivani Kubo, é a rainha dos jardins suspensos de São Paulo. Costuma assinar os projetos das varandas e coberturas mais criativas e sofisticadas da cidade, todas sempre ricamente ornamentadas por belas orquídeas, entre outras plantas. Conheci seu trabalho através das matérias do Quadro Verde, da jornalista Ananda Apple. Nesta entrevista exclusiva, Ivani nos fala um pouco sobre sua trajetória e seus projetos.

O.A. Conte-nos como foi o início da sua profissão de paisagista e jardinista. O que a inspirou para escolher esta área?

I.K. Tive como inspiração o meu avô e o meu pai, de origem japonesa. Meu avô trouxe o jardim japonês como profissão para o Brasil e meu pai seguiu a mesma carreira. Eu acompanhava de perto todas as etapas do trabalho deles, desde criança. Com isso, adquiri o gosto pelo paisagismo. Formei-me e há 30 anos atuo nesta área, amo a profissão!

O.A. Tenho visto belíssimos projetos seus, focados em varandas de apartamento. Como se deu a escolha por este nicho de atuação?

I.K. Sempre atendi a todo tipo de clientela. Geralmente, eram residências enormes na capital, litoral e interior do estado de SP. Porém, atualmente, sou muito solicitada para desenvolver projetos em apartamentos (varandas e coberturas), e essa tendência se fortifica a cada ano. 

Natureza integrada à sacada do apê
Natureza integrada à sacada do apê

Então, aperfeiçoei-me nas técnicas que fossem capazes de transformar esses espaços em verdadeiros jardins, onde os moradores e visitantes pudessem desfrutar da natureza da melhor forma possível, de modo a se relacionar e interagir com ela.

O.A. Em relação às orquídeas, como costuma utilizá-las na composição dos seus trabalhos? Quais as suas preferidas?

I.K. A espécie mais apreciada - a queridinha dos meus clientes - são, sem sombra de dúvida, as orquídeas. A beleza é indescritível e todos se maravilham com as diferentes e lindas florações.

Orquídea Vanda valorizando a varanda
Orquídea Vanda valorizando a varanda

Nesse sentido, procuro usar orquídeas em todos os projetos que crio, desde que haja condições físicas e climáticas para tê-las no paisagismo destes espaços.

O.A. Quais recomendações daria a quem pretende cultivar orquídeas em apartamento? Quais as principais dificuldades?

I.K. Acredito que não exista tanta dificuldade para os moradores de manter orquídeas no apartamento, desde que respeitadas regas na frequência ideal e manutenções periódicas, onde a adubação é imprescindível. Costumo dizer que as plantas geralmente gostam de doses homeopáticas (pouco e sempre) de tudo: atenção do morador, água na frequência certa, adubação quando necessária.

Orquídeas no apê em vasos cônicos
Orquídeas no apê em vasos cônicos

Procuro sempre implantar irrigação automatizada nos meus projetos. Porém, para as orquídeas, deixo no modo manual, justamente porque trata-se de uma plantinha que gosta de ser cuidada com carinho e essa atenção especial é recompensada com belíssimas florações e plantas saudáveis.

O.A. Fale-nos um pouco sobre seus principais projetos, aqueles que mais gostou de executar.

I.K. Às vezes faço orquidários flutuantes, pois as varandas nem sempre têm espaço suficiente para a quantidade que se deseja.

Orquidário flutuante no apê
Orquidário flutuante no apê

Outras vezes uso as paredes, colunas das varandas e áreas de cobertura, onde faço um orquidário com vasinhos de parede. Os vasinhos são os mais diferentes possíveis - e isso é o que dá personalidade e estilo próprio a cada local com um projeto meu.

Orquidário vertical na varanda
Orquidário vertical na varanda

Não tem aquele projeto que eu gosto mais, mas sim o projeto com o qual mais me identifico, por uma questão de gosto mesmo. Costumo também aproveitar caules de outras plantas e amarrar as orquídeas, apreciando seu crescimento e floração com o tempo.

O.A. Além de extremamente competente e requisitada, Ivani Kubo é uma pessoa muito simpática e acessível. Vocês podem conhecer mais trabalhos desta inspirada profissional em seu blog, Ivani Kubo Paisagismo. Ela pode ser contactada pelo e-mail ivanikubo@gmail.com ou pelos telefones 11-97597-1085 e 11-2331-2944.

À Ivani, deixo meu muito obrigado pela disponibilidade em conceder esta entrevista e compartilhar um pouco dos seus belos projetos!

13 comentários:

  1. Que riqueza; que maravilha de profissão e ofício! Parabéns Sérgio pela entrevista; o tema é sensacional e a profissional em questão muito enriquecedora!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, que bom que gostou! Concordo com você, é uma profissão que admiro bastante. Fico feliz por receber sua visita, muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Belos projetos ! parabéns ,sempre com matérias surpreendentes !
    Amei a entrevista , muito rica e linda de se ver ! boa noite Sergio , e obrigada pela partilha !! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani, tudo bem? Imagine, muita gentileza sua! Eu que agradeço a você pelo gentil comentário, é muito bom saber que gostou da entrevista! Muito obrigado pela visita e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Melhor agora com essas maravilhas !!

      Excluir
  3. Que bela entrevista, Sergio! E que maravilha esses jardins! Dá vontade de ficar neles, pelo resto da vida... Parabéns pela matéria linda e interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! É verdade, estes espaços são meu sonho de consumo. Mas que bom saber que gostou da matéria, muito obrigado pelo carinho do comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Caro Sergio,
    Muito obrigada pelo post! Gostei demais! Parabéns por me ensinar mais sobre as orquídeas tão queridas! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivani! Imagine, eu que sempre aprendo bastante com você! Muito obrigado pelo carinho da visita, fico feliz por saber que gostou do post!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Bela entrevista. Muita criatividade em pouco espaço. Parabéns para D. Ivani e para vc. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Keiko, tudo bem? Que bom saber que gostou da entrevista! Muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Show a entrevista e a entrevistada !!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Fico feliz por saber que gostou! Muito obrigado pela visita e pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir