Entrevista com Vera Coelho


Vera Coelho
Vera Coelho

A entrevista de hoje, com a renomada orquidófila Vera Coelho, vem sob a forma de um belíssimo depoimento. Vera e sua filha, Juliana Coelho, pertencem à Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), entidade de destaque na divulgação da orquidofilia no país. Embora eu ainda não tenha tido o prazer de conhecê-las pessoalmente, são grandes amigas de longa data, que acompanham e apoiam este blog há bastante tempo. Convido todos a conhecerem um pouco mais da história da Vera:

'A década de oitenta marcou minha paixão pelas orquídeas. O presente de um lindo híbrido de cor roxo escuro nunca saiu de minha mente. Como na época eu trabalhava dois expedientes e tinha filhos pequenos, não pude me dedicar ao cultivo de tão bela planta. Somente com a aposentadoria em 1998, este sonho se tornou realidade.

No início, como todo orquidófilo, errei muito comprando compulsivamente todos os gêneros e espécies. Foi então que comecei a pesquisar e a estudar e percebi o porquê daquelas orquídeas não florescerem em clima quente. O tempo que perdi com as orquídeas me levou a um grande aprendizado.

E quem não fez loucuras por orquídeas, que atire a primeira pedra. A mais agravante aconteceu no Rio de Janeiro ao visitar um orquidário comercial. Fiquei tão louca que comecei a comprar e a comprar. Quando me dei conta tive que doar todas as roupas de frio para caber as orquídeas na mala e em uma caixa grande.

O primeiro orquidário a gente nunca esquece. Foi construído num estábulo desativado no sítio da família. Com a venda do sítio construí em nosso sítio adquirido em 2006. Hoje tenho mais de mil orquídeas entre Cattleyas, Laelias, Brassias, Oncidium e outros gêneros. No entanto declaro minha predileção pelos Catasetum  e Bulbophyllum, sem desmerecer as demais.

Ao longo de mais de dez anos simultaneamente às orquídeas, cultivo amigos, que fiz em minhas viagens visitando exposições no país.

Na associação orquidófila a qual ajudei a reestruturar – Associação Cearense de Orquidófilos, pude transmitir meus conhecimentos aos que ingressavam na Orquidofilia.'

Vera Lúcia Matos Coelho – Servidora Pública Federal, aposentada.

Agradeço imensamente à Vera Coelho por este depoimento, adorei saber um pouco mais sobre a sua trajetória. A Vera também é blogueira, escreve há muitos anos os blogs Orquidário Terra da Luz e Amo Adenium. Algumas das fantásticas orquídeas de sua coleção podem ser vistas nesta publicação recente do site da ACEO.