Orquídea Masdevallia infracta amarela


Orquídea Masdevallia infracta amarela
Masdevallia infracta amarela

As orquídeas do gênero Masdevallia são conhecidas pelo porte compacto de sua parte vegetativa e pelo tamanho comparativamente avantajado de suas flores, que costumam exibir formas exóticas e esculturais. A espécie Masdevallia infracta pode ser encontrada em diversas cores, que vão do branco ao castanho, passando por várias nuances intermediárias. A variedade amarela, que ilustra este artigo, é a que mais me chama a atenção.

A Masdevallia infracta foi descrita como tal por John Lindley, em 1833. Ao longo dos séculos, foi sofrendo várias alterações taxonômicas, até chegar ao ponto de ser colocada em outro gênero, Alaticaulia. Crises de identidade à parte, vamos nos ater às informações mais relevantes sobre esta delicada orquídea.

Trata-se de uma planta típica do continente americano, ocorrendo na Mata Atlântica brasileira, além de Peru e Bolívia. A Masdevallia infracta é uma orquídea de hábitos epífitos, vegetando em ambientes com altos índices de umidade relativa do ar. Sua distribuição está restrita às regiões mais sombreadas no interior das florestas, sob as densas copas das árvores. 

Estas características do habitat natural da Masdevallia infracta são importantes para que possamos adequar nossas condições de cultivo. De modo geral, esta orquídea não aprecia localidades de clima muito quente e seco. O ideal é que possamos oferecer um ambiente com boa luminosidade indireta, sombreado, com bastante umidade e temperaturas amenas. 

Apesar do tamanho diminuto da planta, e do seu aspecto delicado, trata-se de uma orquídea bastante resistente, considerada de fácil cultivo. Aqui na sacada do apartamento, já obtive generosas florações, não só desta Masdevallia infracta amarela, como também da Masdevallia discoidea e da Masdevallia Angel Frost, que já foram temas de artigos aqui no blog.