Mini Phalaenopsis - Lembrança especial


Orquídea Mini Phalaenopsis híbrida
Mini Phalaenopsis híbrida

Esta pequena orquídea Phalaenopsis, miniatura perfeita dos exemplares maiores que costumamos encontrar em floriculturas elegantes,  traz consigo a simbologia de uma data especial, a comemoração dos 102 anos da minha avó.

Doze delicadas mini Phalaenopsis, de diferentes cores e padronagens, acondicionadas em cachepots espelhados, ornamentaram as mesas deste evento memorável. A decoração foi assinada pelo casal Hiroko e Takashi Matsumoto, que encomendaram as orquídeas diretamente do tradicional leilão de flores da cooperativa Veiling, em Holambra.

O exemplar da foto que ilustra este artigo chamou minha atenção, devido à moldura elaborada que valoriza cada pétala e sépala, com o centro e o labelo em tons de púrpura e vinho. As Phalaenopsis que encontrávamos no mercado, há alguns anos, eram mais simples. A tal ponto que, quando comecei a cultivar orquídeas, os exemplares que portavam desenhos e colorações mais elaboradas eram vendidos como 'exóticos'. Hoje, há uma quase infinita variedade de cores, tamanhos e padrões disponíveis, uma festa para os olhos.

Esta pequena veio para casa como um presente para a minha mãe, como uma lembrança da comemoração do aniversário da mãe dela, minha avó. Na minha opinião, são as histórias e memórias por trás de cada orquídea que tornam este hobby tão especial. São valores intangíveis que deixam em segundo plano as questões, por vezes, sobrevalorizadas de raridade e formas perfeitas das orquídeas ditas especiais.