Blog sobre orquídeas dá dinheiro?


Orquídeas no Apê
Orquídeas no Apê

Esta é uma pergunta que, frequentemente, permeia veladamente conversas entre amigos e parentes, emergindo ocasionalmente durante entrevistas a jornalistas, tendo, muito provavelmente, já passado pela mente de vários leitores. Afinal, o blog Orquídeas no Apê é rentável?

Na atual conjuntura, arrisco afirmar que blog algum dá dinheiro. Quando comecei, no início da década, os blogueiros ainda estavam em evidência. Contudo, existiam muito poucos blogs especializados em orquídeas. Hoje, há um número ainda menor em atividade.

Neste contexto, considero-me um privilegiado. Após seis anos produzindo conteúdo online, venho recebendo o apoio de vários patrocinadores importantes do meio orquidófilo. São autores, associações orquidófilas, empresas e profissionais liberais que aceitaram associar suas imagens à do Orquídeas no Apê. 

Além da veiculação de anúncios no blog e nas redes sociais a ele vinculadas, outra importante fonte de receita consiste na produção de conteúdo especializado em orquidofilia, que tem sido publicado em blogs, sites e mídias sociais de diversas empresas da área. As pessoas que exercem este tipo de atividade costumam ser definidas como publishers

No conjunto da obra, é assim que tenho me visto atualmente. Um publisher especializado em orquídeas, visto que tenho sido cada vez mais requisitado para produzir conteúdo para outros veículos de comunicação que não o Orquídeas no Apê. A todos os profissionais que têm confiado em meu trabalho, deixo registrado meu profundo agradecimento. Mais do que financeiro, estas pessoas dão um importante suporte emocional para que este blog não seja mais um a sucumbir às novas tecnologias.