Orquídea Despertando no Quadro Verde








Oi, Pessoal! Tudo bem? Hoje, venho contar uma novidade que, confesso, deixou-me bastante emocionado. Uma sequência de fotos que registraram o desabrochar da orquídea Laeliocattleya Mini Purple foi exibida hoje, ao vivo, para os telespectadores do Bom Dia SP, na Rede Globo, durante a apresentação do Quadro Verde, criado pela Ananda Apple.

Foi como ver um filho na televisão! Além do carinho pela orquídea propriamente dita, foi recompensador assistir ao extenuante processo de confecção do vídeo, em um programa que acompanho e admiro há tanto tempo. Confesso que, nem mesmo quando eu próprio apareci no Quadro Verde, fiquei tão feliz quanto hoje, ao ver o despertar desta pequena orquídea púrpura ao vivo. 

É importante salientar que não se trata de um vídeo propriamente dito. Foram tiradas fotos sequenciais, ao longo de 48h, na mesma posição. No começo, quando as mudanças no botão floral são mais perceptíveis, tirei fotos com maior frequência. À medida que a flor desabrochava, os quadros tornaram-se mais espaçados, devido à pouca variação na forma e posicionamento. No final, os quadros principais foram reunidos em sequência.

Este processo é chamado time-lapse photography. Quando feito da forma ideal, com equipamento profissional, obtém-se um vídeo composto por milhares de imagens sequenciais. O movimento de abertura da flor é muito suave e sem mudanças bruscas. Cada quadro é fotografado automaticamente, com o auxílio de um temporizador. A luz é artificial e constante, para evitar oscilações entre dia, entardecer e noite. Eu não tenho nada disso à disposição.

O filmezinho que produzi é totalmente amador e improvisado. Apenas fui tirando as fotos, em intervalos variáveis. Quando escureceu, usei uma lâmpada fluorescente e um tecido translúcido para filtrar a luz. Nas primeiras 24h, não dormi para não perder nenhuma mudança significativa. Foi um banzé aqui no apartamento.

Mas valeu a pena. À Ananda Apple, que sempre acreditou e apoiou este trabalho, de forma tão carinhosa, deixo meu muito obrigado pela honra e consideração! Para assistir ao programa na plataforma Globoplay, basta acessar este link ou o banner da Ananda, aqui na lateral do blog ou embaixo, no celular.