Cartilha de Cultivo de Orquídeas


Cartilha de Cultivo de Orquídeas
Cartilha de Cultivo de Orquídeas

Em uma edificante parceria com o Prof. Italo Gurgel e a ACEO - Associação Cearense de Orquidófilos, venho hoje trazer uma recomendação de leitura especializada sobre o cultivo de orquídeas. 

Tenho recebido, com bastante frequência, mensagens de leitores solicitando títulos de livros que contenham informações fidedignas sobre como cuidar de orquídeas. Trata-se de uma preocupação legítima, já que há uma crescente quantidade de obras sendo comercializadas, tanto em mídia impressa como digital.

E em que parâmetros baseio esta minha recomendação? Conheço a ACEO há muitos anos, desde o início de minhas leituras sobre orquidofilia, em fóruns de discussão especializados no tema. Neste ambiente, tive contato pela primeira vez com a Vera Coelho, ex-presidente desta conceituada associação, e sua filha, Juliana Coelho, atual presidente. Neste período, também tive a oportunidade de conhecer o trabalho do professor e jornalista Italo Gurgel, há muitos anos diretor de comunicação da ACEO e autor da obra que ora apresento.

A Cartilha de Cultivo de Orquídeas foi originalmente escrita como uma coletânea de informações importantes para aqueles que estavam ingressando na Associação Cearense de Orquidófilos. Com o passar do tempo, a obra acabou ganhando uma versão impressa e passou a ser disponibilizada a todos os interessados, em qualquer lugar do Brasil.

Por ocasião do estabelecimento da nossa parceria, ganhei do Prof. Italo um exemplar da Cartilha. Trata-se de uma leitura agradável, escrita em linguagem descomplicada, mas bastante completa e rica em informações, práticas e teóricas. A obra está dividida em oito capítulos, que cobrem os conhecimentos básicos sobre a família das orquídeas, trazem dicas importantes sobre seu cultivo, além de dar noções a respeito de nomenclatura e pronúncia dos nomes científicos em latim. Ao final, o leitor encontra importantes dicas gerais e de fotografia, além de oito belíssimas páginas repletas de fotos de orquídeas, em um papel com gramatura diferenciada.

Mais do que uma cartilha para iniciantes, este livro é uma importante obra para a coleção de todo orquidófilo, por mais experiente que seja. As informações completas sobre a Cartilha de Cultivo de Orquídeas, do Prof. Italo Gurgel, podem ser encontradas neste link. Além disso, a página pode ser acessada através do banner, na lateral direita aqui do blog.