Orquídeas no Instagram


Orquídea Sophrolaeliocattleya Jewel Box 'Dark Waters'
Sophrolaeliocattleya Jewel Box 'Dark Waters'

Tudo bem com vocês, Pessoal? Aos leitores que não seguem os perfis das Orquídeas no Apê no Instagram ou no Facebook, peço licença para contar o que ando aprontando nos últimos dias. Devido a uma série de compromissos pessoais, não tenho escrito aqui no blog com a frequência que gostaria, nem com a consistência que vocês merecem. 

Ao mesmo tempo em que me desculpo, asseguro-lhes que as orquídeas aqui no apartamento continuam vivas, aparentemente, e que sigo fazendo o registro fotográfico de suas eventuais florações. Oportunamente, todas serão devidamente apresentadas, acompanhadas de um texto mais detalhado.

Neste ínterim, tenho publicado algumas fotos de orquídeas nas redes sociais, notadamente no Instagram. Algumas imagens são de florações antigas, outras de orquídeas cujas flores já perderam o viço, mas todas bastante significativas para mim. 

Confesso que sou fascinado por esta agilidade que o Instagram proporciona e pelo inacreditável alcance que as imagens de orquídeas lá postadas têm atingido. Trata-se de uma plataforma bastante popular entre os apreciadores de fotografia, particularmente entre os admiradores de flores. Há inúmeros perfis dedicados às publicações de imagens de orquídeas e de outras flores em geral.

O perfil das Orquídeas no Apê é apenas mais um deles. Mas sou imensamente grato a cada um dos seguidores desta rede social. Parece-me um milagre que uma florzinha de orquídea desabroche na sacada do apartamento e, minutos depois, esteja sendo visualizada e curtida por milhares de pessoas, em diferentes localidades do planeta.

A orquídea vermelha Sophrolaeliocattleya Jewel Box, da foto que ilustra este artigo, por exemplo, ganhou quase 1.500 likes e mais de 30 comentários no Instagram.  A postagem no Facebook recebeu mais de 800 curtidas, foi compartilhada 100 vezes e obteve quase 150 comentários.

Só posso deixar registrado aqui o meu muito obrigado a cada um de vocês que têm apoiado e incentivado este trabalho! 

Muitos acreditam que seja necessário possuir um smartphone de última geração para acompanhar as fotografias do Instagram. Ou que seja um processo muito complicado. Na verdade, todo o conteúdo também pode ser visualizado através de computadores pessoais, notebooks ou tablets. O link para a versão web do aplicativo está sempre disponível aqui no blog, na barra lateral à direita. Basta clicar lá para ficar por dentro das fotos mais recentes das orquídeas publicadas, bem como conferir todo o histórico de postagens, desde o início.

Apenas para reforçar o convite, deixo abaixo o banner com o link para o Instagram das Orquídeas no Apê. Muito obrigado pela visita!