Orquídea Cymbidium só floresce no inverno?


Orquídea Cymbidium híbrida
Cymbidium híbrido

Bem, não exatamente. Na verdade, em se tratando das Orquídeas no Apê, tudo pode acontecer. Inclusive, o mais comum é que as orquídeas do gênero Cymbidium simplesmente não floresçam por aqui, sendo inverno ou não. Mas, ocasionalmente, um Cymbidium temporão resolve dar o ar da graça, desabrochando em pleno início de primavera. Foi o caso deste belíssimo híbrido verde, com o labelo branco pintado de vinho. Aquelas combinações mágicas de cores que somente as flores são capazes de conceber.

A haste floral desta orquídea nasceu e cresceu de forma despercebida. Quando a descobri, nos últimos dias do inverno, levei um susto. Fiquei impressionado com a rapidez com que o pendão se elongou. Os botões desenvolveram-se aceleradamente e pareceram desabrochar de um dia para o outro. Estou fazendo a exagerada, mas foi esta a impressão que tive.

No Hospital das Orquídeas, onde há uma grande quantidade de orquídeas Cymbidium, o mais comum é que as hastes comecem a surgir já no finalzinho do outono. O desabrochar, via de regra, ocorre no início do inverno, comme il faut. O interessante é que estas orquídeas moram a poucos quilômetros de distância daqui do apartamento. No clima da cidade de São Paulo, geralmente, o Cymbidium floresce sem maiores problemas. O principal empecilho para que este fenômeno ocorra costuma ser a falta de luminosidade. É uma orquídea que precisa de bastante luz para dar flores, tolerando inclusive sol direto.

Já em cidades de clima mais quente, a floração da orquídea Cymbidium costuma ser difícil de ocorrer. Apregoa-se, no meio orquidófilo, que colocar pedras de gelo no vaso, ao entardecer, ou regar a orquídea com água gelada, no início da noite, estimularia a floração do Cymbidium. Nunca cheguei a testar este procedimento, mas jamais ouvi um relato de que a técnica tenha funcionado. Também é comum ler recomendações de que se quebrem alguns novos brotos, para induzir o nascimento de hastes florais. Eu jamais teria coragem de fazê-lo.

No cultivo profissional do Cymbidium, para fins comerciais, é possível fazer com que esta orquídea floresça durante o ano todo, independentemente das estações. Isto porque o clima das estufas pode ser regulado de modo a simular a queda de temperatura típica do outono/inverno. Desta forma, é possível encontrar orquídeas Cymbidium floridas no mercado, em qualquer época.

Oportunamente, mostrarei outras fotos desta bela floração. Sempre escrevo isso e acabo tendo dificuldade para cumprir a promessa. Mas, cedo ou tarde, todas as imagens acabarão desfilando por aqui. Muito obrigado pela paciência!