Orquídea floco de neve


Orquídea Oncidium Speckled Spire 'Snowflake'
Oncidium Speckled Spire 'Snowflake'

Eis uma orquídea que faz jus ao nome. Este Oncidium híbrido produz uma cascata de delicadas flores brancas salpicadas de um vermelho amarronzado. Batizada de Oncidium Speckled Spire 'Snowflake', esta mini-orquídea foi o tema de um artigo recente aqui no blog, no qual mostrei apenas uma das flores em close up.

Hoje, trago a floração completa. Embora esta orquídea ainda esteja florida no momento, aqui no apartamento, a foto acima é da planta na ocasião em que a ganhei, um ano atrás, do pessoal que organiza o Concurso de Flores da Aflord. Claro que a haste era muito maior e apresentava um número superior de flores, além de estar habilidosamente tutorada em forma de círculo, coisa que eu jamais me atreveria a tentar reproduzir. Praticamente uma escultura viva. Mais para frente, mostro como ficou a floração sob os meus cuidados (shame on me).

Esta é uma orquídea de fácil cultivo, de crescimento vigoroso e floração extremamente duradoura. Meu exemplar está sendo cultivado no mesmo vaso em que veio, de plástico, preenchido com casca de pinus e carvão vegetal. Como o material seca muito rapidamente, rego todos os dias, nos meses mais quentes da primavera e verão. Agora, no frio, rego apenas quando sinto que o vaso está bem leve e o substrato seco.

Por uma questão de transparência, é importante salientar que, na foto, a haste floral está presa a um tutor de arame através de fitilhos encapados, na cor verde. Para a composição ficar mais bonita, escondi alguns atrás das flores. Outros foram simplesmente apagados no Photoshop. Particularmente, não vejo mal em esconder pequenas imperfeições, para tentar trazer um pouco de beleza a este mundo tão conturbado e violento. Por outro lado, acho digno deixar claros quais métodos foram usados, para não criar a falsa impressão de que tudo é bonito e perfeito, algo muito em voga nos dias de hoje, nas redes sociais.