Oncidium Snowflake


Mini-orquídea Oncidium Speckled Spire 'Snowflake'
Oncidium Speckled Spire 'Snowflake'

Contrariando o senso comum, é durante o outono que a maioria das Orquídeas no Apê costumam florescer com mais generosidade, aqui na varanda. Ao menos, esta tem sido minha experiência, com a coleção que possuo atualmente.

Hoje, trago uma orquídea que faz seu début aqui no blog, o Oncidium Speckled Spire 'Snowflake'. Trata-se de um híbrido resultante do cruzamento entre o Oncidium Rex Van Delden e o Oncidium trilobum. A despeito da profusão de nomes compridos e complicados, esta orquídea é de uma singeleza única.

Suas hastes florais são longas e altaneiras, repletas de ramificações que portam delicadas flores brancas levemente salpicadas por uma elegante tonalidade terrosa de vermelho. O conjunto da floração desta orquídea faz jus ao seu nome complicado. A palavra inglesa speckled significa salpicado. Spire refere-se a cúpula, pináculo. E snowflake, claro, floco de neve. De tal forma que podemos praticamente visualizar o nome deste Oncidium Speckled Spire 'Snowflake', cuja flor, de fato, parece-se com um floco de neve salpicado em seu topo.

Algumas pessoas confundem esta orquídea com o Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance', a popular orquídea chocolate. Mas são híbridos diferentes, principalmente quanto ao perfume, que é ausente na 'Snowflake'.

Ganhei esta orquídea já florida, em agosto de 2015, dos organizadores da ExpoAflord. Na ocasião, tive a honra de ter sido convidado a participar do júri que avaliou as flores apresentadas pelos produtores da região da Via Dutra, SP. Adorei a lembrança. Oportunamente, mostrarei outras fotos desta bela e inédita floração aqui no apartamento.