Orquídea Potinara - Floração completa


Orquídea Potinara Burana Beauty 'Burana'
Potinara Burana Beauty 'Burana'

Esta é uma foto de orquídea que eu, a princípio, não publicaria, por algumas razões. Tenho a impressão de ter conseguido a proeza de fotografar nove flores sem, de fato, mostrar flor alguma. Gosto de explorar os detalhes de ao menos um indivíduo, em todas as imagens que trago aqui.

Outra razão para que eu costume evitar tomadas panorâmicas de minhas orquídeas é que, via de regra, os vasos são aqueles horrorosos, baratos e de plástico. São os que servem melhor ao meu cultivo, mas pecam pela aparência. Excepcionalmente, no caso desta Potinara, o vaso é de cerâmica.

Além dos motivos já mencionados, raramente tenho orquídeas com um bom aspecto da parte vegetativa. Costumo receber vários pedidos para mostrar a planta toda, mas tenho vergonha. A maioria costuma estar em estado lastimável, apesar de florescer razoavelmente bem. Novamente, neste caso em particular, as folhas encontram-se em um estado digno. O lustro é devido à aplicação de óleo de Neem que, até hoje, tenho dúvidas se de fato funciona quanto à promessa de controlar pragas. Mas tem um bom efeito estético, apesar do odor pouco agradável.

Então, qual o motivo de eu mostrar a foto desta orquídea com as flores todas emboladas, em três clusters confusos de tons amarelos e vermelhos? Primeiro, porque eu havia prometido trazer aqui a imagem da floração completa desta Potinara Burana Beauty que, numericamente, foi um recorde aqui no apartamento. Segundo, para mostrar a falta que um estaqueamento faz à aparência do conjunto de uma orquídea florida. Quando bem planejada e executada, a colocação de tutores e arames melhora bastante o aspecto da floração. Eu não me atrevo a tentar tal feito, com minhas duas mãos esquerdas, sendo eu destro.