A volta da orquídea Potinara Burana


Orquídea Potinara Burana Beauty 'Burana'
Potinara Burana Beauty 'Burana'

Há exatamente um ano, em fevereiro de 2015, eu apresentava esta orquídea pela primeira vez, aqui no blog, a Potinara Burana Beauty 'Burana'. Na época, um único pseudobulbo produziu cinco flores. Cheguei a levar um susto, não estou acostumado com tamanha fartura por aqui. 

Em seu retorno, neste ano, esta orquídea foi mais comedida, mas ainda assim surpreendeu. Cada pseudobulbo presenteou-me com três flores. No entanto, como três frentes floresceram ao mesmo tempo, acabei com um bouquet de nove flores coloridíssimas. Um espanto.

Desta vez, pude acompanhar com um pouco mais de detalhe a abertura dos botões florais. A trajetória deste nascimento foi relatada nos artigos anteriores, aqui e aqui. Hoje, trago a primeira flor completamente aberta. 

Para fazer um suspense, mostrarei o conjunto todo em outro post. Já adianto que não ficou aquela maravilha. As flores nasceram em três conjuntos bem distantes uns dos outros, voltados para direções opostas. Um cultivador experiente teria feito o tutoramento das hastes e botões florais, com varetas e arames, mas eu tenho um misto de medo e preguiça de realizar tal procedimento. Mostro o resultado em breve!