Potinara Burana a caminho


Orquídea Potinara Burana Beauty 'Burana'
Potinara Burana Beauty 'Burana'

Tudo bem, Pessoal? Quem acompanha as postagens deste blog tende a imaginar que possuo um orquidário constantemente florido. Infelizmente, este é um cenário que se encontra bem distante da realidade. O fato é que raramente há várias orquídeas florescendo concomitantemente, por aqui. Na maior parte do tempo, é um matagal só.

Para desfazer esta impressão equivocada, hoje trago apenas uma promessa de floração. É o que tenho de mais próximo às flores, no momento. Historicamente, os meses de verão são os menos floridos, aqui na varanda. Esta orquídea, Potinara Burana Beauty 'Burana', no entanto, é um prodígio. Cresce a uma velocidade impressionante e floresce com bastante frequência, várias vezes ao ano. Como a planta emite várias frentes, atualmente estou com três pseudobulbos emitindo botões florais. Caso todos vinguem, será um espetáculo. Mas conhecendo o modus operandi das orquídeas aqui de casa, sempre mantenho um pé atrás.

Apenas relembrando, o gênero Potinara é resultante de múltiplos cruzamentos envolvendo quatro diferentes gêneros de orquídeas: Sophronitis, Cattleya, Laelia e Brassavola. Por este motivo, é chamado de híbrido intergenérico. Arrisco afirmar que esta miscigenação é uma das responsáveis por este vigor da planta, pela facilidade com que cresce e se adapta a vários ambientes. É o mesmo caso dos cães SRD, sem raça definida, que são bastante resistentes e inteligentes. O vigor híbrido.

Como de costume, vou mantê-los informados sobre o andamento desta floração. Espero poder trazer novidades, em breve, com um belíssimo bouquet de nove flores em amarelo e vermelho. Até lá!