Orquídea se renovando como a vida


Orquídea Dendrobium purpureum album
Dendrobium purpureum album

Imagino que estejam um pouco enjoados desta orquídea, cujas fotos não me canso de publicar. O fato é que registrei tantas imagens desta floração inédita, que acho uma pena não mostrá-las. Como são inúmeras inflorescências, em diferentes pseudobulbos, sempre há um ângulo novo a ser explorado.

Gosto particularmente desta foto por evidenciar o contraste entre as folhas ainda verdes, as canas cinzentas, secas e enrugadas, e o esplendor das florações em forma de pequenos bouquets de noiva. Há pouco tempo, acreditava que esta orquídea não tinha mais salvação, quando fui surpreendido. A mim, estes pequenos pompons brancos transmitem uma mensagem de esperança, de que a vida sempre se renova, muitas vezes surgindo de onde menos se espera. 

Ontem, soube que um grande amigo, que ainda não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, biólogo como eu, recebeu recentemente um diagnóstico desfavorável sobre sua saúde. Fiquei muito abalado porque ele é jovem, inteligente e empreendedor. Tive o prazer de acompanhar o início das suas atividades profissionais, quando construiu uma enorme estufa e a encheu de orquídeas. Além de comercializá-las, estava dando cursos, consultoria, etc., quando tudo foi interrompido por esta triste notícia.

Neste contexto, desejando toda a saúde do mundo, deixo esta homenagem ao Breno Furlan Bueno, idealizador do Orquídea&Jardim, que seguramente reflorescerá como este Dendrobium purpureum, provando que a vida sempre pode ser belíssima, apesar das circunstâncias. Saúde e muito sucesso nesta trajetória, Breno. Um grande abraço e tudo de bom!