Orquídea Cymbidium - Curiosidades


Orquídea Cymbidium híbrido
Cymbidium híbrido

Publiquei a foto desta orquídea Cymbidium recentemente, no Instagram, e o pessoal gostou tanto que resolvi trazer aqui para vocês, caso ainda não tenham visto. Esta imagem também faz parte da coletânea de orquídeas Cymbidium que foi ao ar no Youtube.

Tenho uma grande incapacidade de escolher as melhores fotos de orquídeas para postar. Frequentemente, publico fotografias que eu acho incríveis e a recepção do público é fria. Em outras ocasiões, posto imagens que acho apenas passáveis e são estas que fazem o maior sucesso. Felizmente, tenho sempre a opinião de vocês, que são os melhores curadores deste trabalho.

O Cymbidium é um gênero de orquídea que encontra-se fora da curva, em se tratando do que conhecemos a respeito da maioria das orquídeas. Trata-se de uma planta terrestre, que pode ser cultivada sob pleno sol, como uma planta de jardim. Por este motivo, ela não vai bem quando amarrada às árvores, já que suas raízes não foram feitas para aderir aos troncos. Devido a esta diferença, a orquídea Cymbidium pode ser regada mais frequentemente, sem a preocupação que costumamos ter com as orquídeas epífitas, que vivem nas árvores.

O termo Cymbidium é a forma latinizada da palavra grega κυμβός (kymbes), que significa 'em forma de barco', em alusão ao aspecto do labelo desta orquídea. Por esta razão, é popularmente chamada de 'boat orchid'. Este gênero é nativo de diversos países da Ásia tropical e subtropical, tais como China, Japão, Índia e Filipinas. Trata-se de uma orquídea que habita regiões de altitudes elevadas e baixas temperaturas. Por esta razão, o Cymbidium até pode ser cultivado em locais quentes, mas dificilmente florescerá sob estas condições.

Durante o inverno, enquanto várias orquídeas estão em seu período de repouso, as orquídeas Cymbidium estão no auge de sua floração. Com um espetáculo de formas variadas e uma quase infinita diversidade de cores, estas orquídeas são a estrela da estação. A cada ano, diversas novidades chegam ao mercado. Atualmente, as cores terrosas, como chocolate e ferrugem, têm feito bastante sucesso. As variedades pendentes, com as hastes em cascata, também vêm sendo apresentadas em novas formas e cores.

Na foto em destaque, uma orquídea com um colorido especial, um amarelo tendendo para o mostarda, com o labelo branco e apenas a pontinha em um vermelho vibrante.