1º ano do Orquidário Público de Guarulhos


Micro-orquídea Sophronitis cernua
Sophronitis cernua

Tudo bem, Pessoal? Hoje, trago para vocês um convite mais do que especial. Durante os dias 18, 19 e 20 de setembro de 2015, o Orquidário Público de Guarulhos vai sediar um evento em comemoração ao seu primeiro aniversário. Além de apreciar belíssimas orquídeas, muitas delas resgatadas de áreas condenadas da Serra da Cantareira, o visitante poderá assistir a diversas palestras com especialistas em diferentes áreas do conhecimento sobre orquídeas. Também será possível adquirir exemplares cultivados em laboratório, diretamente do produtor. 

A programação do evento está em sintonia com o propósito do Orquidário Público de Guarulhos, criado não somente para expor orquídeas, mas também para ser um centro de pesquisa, educação e conscientização ambiental. Contando com uma excelente equipe de profissionais e voluntários, o segundo maior orquidário do estado de São Paulo é uma realização da Prefeitura de Guarulhos, tendo à frente o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Henrique Zanetta, e o biólogo Luciano Zandoná. O orquidário conta ainda com o apoio dos integrantes do Núcleo Orquidófilo de Guarulhos, que relata suas atividades na página do Facebook, Amigos do Orquidário Público de Guarulhos, criada pela nutricionista Debora Elyodora Cantadeiro.

No ano passado, pouco depois da inauguração do orquidário, tive o prazer de ser convidado pelo Luciano Zandoná para proferir uma palestra sobre o cultivo de orquídeas em apartamento. Fui extremamente bem tratado por todos, começando pelo motorista que veio nos buscar em casa, muito atencioso, passando por todos os participantes do evento, especialmente o Luciano e a Debora. Sou muito grato a todos pelo carinho.

Neste ano, volto a dar esta palestra sobre o cultivo de orquídeas em apartamento, novamente graças ao generoso convite do Luciano, e desta vez para comemorar o primeiro ano de atividades deste importante espaço público. Junto comigo, importantes nomes da orquidofilia dividirão seus conhecimentos. Estarão presentes Geraldo Trisca, Sergio Leite, especialista em cultivo de orquídeas em brita e Masuji Kayasima, do Paraíso das Micro-orquídeas.

Deixo meu convite para que todos compareçam. Minha palestra será no dia 20 de setembro, domingo, às 14 h. A programação completa pode ser encontrada na página do Facebook. Um grande abraço e até lá!