Celebrando o Dia do Orquidófilo


Orquídea Cattleya labiata caerulea
Cattleya labiata caerulea

Tudo bem, Pessoal? Hoje, trago esta orquídea especial, uma das primeiras da minha coleção, para comemorar com vocês o Dia do Orquidófilo. Esta data foi escolhida em homenagem a um importante botânico brasileiro, nascido em 22 de junho de 1842, em Minas Gerais, João Barbosa Rodrigues.

Ainda a serviço da família imperial brasileira, conhecida por sua paixão pela botânica, Rodrigues participou de missões científicas destinadas ao estudo da flora do país. Nestas ocasiões, particularmente, este naturalista deu ênfase ao estudo das orquídeas brasileiras. 

João Barbosa Rodrigues foi, por duas décadas, diretor do mais importante Jardim Botânico de sua época, o do Rio de Janeiro, criado logo após a chegada da família real portuguesa ao Brasil. Suas pesquisas deram origem a importantes obras científicas, principalmente sobre orquídeas, referenciadas até hoje. Seu nome latinizado batizou um importante gênero de micro-orquídea, a Barbosella.

A Revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, criada em 1935 e em circulação até os dias de hoje, homenageia este importante pesquisador, tendo sido nomeada Rodriguésia.

Por ocasião do centenário de seu nascimento, em 1942, foi inaugurado o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, localizado no Jardim Botânico de São Paulo. Um local histórico com um importante acervo científico, que vale a pena ser visitado.

Confesso que costumo passar incólume pela maioria das datas comemorativas, são eventos que não me despertam muito interesse. No entanto, hoje eu não poderia deixar de puxar esta brasa para a minha sardinha. Neste contexto, senti falta de um doodle do Google, aquelas animações comemorativas no logo do buscador. Além disso, acho que seria justo que todos os orquidófilos ganhassem uma orquídea nesta data. Apenas acho...