A orquídea dos pompons brancos


Dendrobium purpureum album
Dendrobium purpureum album

Algumas orquídeas, ao serem retratadas, acabam parecendo muito maiores e mais glamourosas do que realmente o são, quando apreciadas pessoalmente. No caso desta exótica orquídea asiática, o Dendrobium purpureum album, dá-se o contrário. A foto não é capaz de traduzir fidedignamente todo o esplendor desta floração recorde aqui no apartamento.

Na última vez em que nos brindou com suas flores, esta orquídea produziu um par de pompons brancos, conforme mostrado neste artigo, publicado há três anos. Neste retorno triunfal, após uma longa ausência, surgiram mais de uma dúzia de inflorescências, para meu espanto e admiração. 

Durante todo o processo, tirei tantas fotos que acabei completamente indeciso sobre o que mostrar. De qualquer modo, confesso que nenhuma delas capturou a riqueza de detalhes deste complexo arranjo tridimensional, que mais parece um ikebana meticulosamente construído por mãos habilidosas. As de Deus, evidentemente, não as minhas.

A mim coube o privilégio de cuidar desta obra de arte em forma de orquídea. Nunca imaginei que pudesse presenciar uma floração deste calibre, vinda de uma orquídea que é bastante temperamental e não floresce com facilidade, ao menos sob meu cultivo.

Assim que novas fotos forem selecionadas e tratadas, vou mostrá-las no Instagram das Orquídeas no Apê, que para mim é um canal mais ágil e prático de interação. Trata-se também da mídia social mais acessada do blog, com mais de 15.300 seguidores. A todos que nos acompanham, deixo meu muito obrigado pelo apoio!