O retorno da orquídea Tolumnia


Tolumnia híbrida
Tolumnia híbrida

Esta é uma orquídea que me surpreendeu duplamente. Não só refloresceu muito antes do esperado, como também surgiu levemente diferente. Vocês podem conferir a floração anterior neste artigo, onde ela aparece à direita do trio de orquídeas. 

Na floração atual, o colorido parece ser mais intenso. Aliás, este é um fenômeno comum aqui no apartamento, talvez em função da forte incidência de luz solar, que faz com que até as folhas de algumas orquídeas fiquem avermelhadas.

A Tolumnia é uma orquídea tipicamente caribenha. Na natureza, costuma florescer na primavera. No entanto, sua característica híbrida acaba proporcionando florações em diferentes épocas do ano, inclusive mais de uma vez na mesma haste. Esta orquídea da foto, por exemplo, eu ganhei já com flores, em novembro do ano passado. Pois para meu espanto, em menos de seis meses, já emitiu uma nova floração, inclusive repaginada.

Desta vez, para variar um pouco, resolvi fotografar esta orquídea sobre um fundo branco. Particularmente, acho muito mais difícil usar este tipo de background porque as imperfeições do material ficam evidenciadas. Em um post futuro, mostro outras tomadas com o tradicional fundo preto. Nem todos apreciam, mas acho que esta é a forma como vejo as orquídeas, a maneira como gosto de me expressar. 

Aproveito para, mais uma vez, agradecer imensamente pelo carinho de todos que seguem as Orquídeas no Apê no Instagram, onde o número de amigos não para de crescer. Muito obrigado por tudo!