Orquídea Jewel Box: Record de floração


Orquídea Sophrolaeliocattleya Jewel Box 'Dark Waters'
Sophrolaeliocattleya Jewel Box 'Dark Waters'

As Orquídeas no Apê costumam ser bastante parcimoniosas em suas florações por aqui. Não sei se por timidez ou por culpa do dono, o fato é que raramente temos aquele espetáculo de flores que vemos em exposições. Uma grata exceção a esta regra, apesar dos pesares, foi o florescer desta bafônica orquídea vermelha, a Sophrolaeliocattleya Jewel Box 'Dark Waters'.

No artigo anterior sobre esta orquídea, eu já havia mostrado o início desta farta floração. Hoje, trago uma foto do conjunto. Foi bastante difícil reuni-las em um só quadro. Em um pseudobulbo, surgiram quatro flores. No segundo, três e no último, uma flor solitária, totalizando oito flores em três pseudobulbos diferentes. Na foto acima, em destaque, podemos ver seis delas. Um quarto botão ficou escondido, atrás do primeiro conjunto.

Toda esta generosidade, no entanto, custou caro a esta orquídea. À medida que os botões florais desabrochavam, as folhas e pseudobulbos enrugavam. O decaimento da planta foi tão veloz que precisei tomar a drástica medida de cortar as flores, tão logo terminei de fotografá-las. Hoje, a planta se recupera, apesar de ainda bem debilitada.

Sou suspeitíssimo para opinar, mas achei que a foto quadrada, publicada no Instagram, ficou melhor do que esta aqui no blog. Para visualizar este outro enquadramento, basta clicar neste link do Instagram, aqui no texto ou no primeiro quadro da barra lateral, à direita. Espero que gostem, adoraria saber as opiniões de vocês!