O desabrochar de uma orquídea exótica


Dendrobium purpureum album
Dendrobium purpureum album

Oi, Pessoal, tudo bem? Estamos a poucos passos da floração completa desta bela orquídea asiática, o Dendrobium purpureum album. Caso queiram rever os estágios anteriores destes curiosos botões florais, basta acessar estes links para o primeiro artigo, mostrando o início do desenvolvimento, e o segundo post, com a imagem de uma etapa intermediária.

Os botões florais desta orquídea tornam-se mais brancos com o passar dos dias. Concomitantemente, a inflorescência vai se expandindo e mudando de forma. Na imagem em destaque, já é possível observar as primeiras flores abertas, na parte inferior do conjunto floral. É impressionante como esta orquídea vai se transformando, dia após dia.

Devo confessar, no entanto, que todo este mise-en-scéne não reflete a realidade da floração desta orquídea. A frequência com que mostro as etapas não corresponde à velocidade do processo em tempo real. Na verdade, as flores já estão até murchas, neste exato momento. Prometi que não faria muito suspense, mas não resisto em mostrar cada detalhe deste belíssimo e delicado desabrochar, ausente por tantos anos aqui no apartamento.

Como de costume, prometo voltar em breve com a foto das flores completamente abertas. A surpresa que fiquei de contar pode ser antevista na imagem acima. Na floração deste ano, excepcionalmente, esta orquídea nos presenteou com inúmeras inflorescências, mais de uma dúzia delas. Aos poucos, vou mostrando a evolução das outras flores e botões florais, está ficando muito bonito.