Despertar da orquídea Dendrobium purpureum


Orquídea Dendrobium purpureum
Dendrobium purpureum

Conforme prometido, sigo acompanhando o desabrochar desta exótica orquídea asiática, o Dendrobium purpureum. Clicando neste link, sobre o nome da orquídea, vocês poderão visualizar um estágio anterior da floração.

É a segunda vez que esta orquídea floresce sob meus cuidados, aqui no apartamento, após uma longa pausa de vários anos. Acho este processo particularmente espetacular, um belo despertar de cores e formas. Este pompom é, na verdade, uma inflorescência, sendo que cada uma destas minúsculas espigas esverdeadas vai se transformar em uma flor de orquídea. O conjunto final é surpreendente.

O Dendrobium purpureum veio da Ásia, sendo encontrado nas Moluccas, Nova Guiné, Ilhas Fiji e Sulawesi. Mudanças recentes na nomenclatura realocaram esta orquídea na seção Pedilonum. Trata-se de uma orquídea de fácil cultivo e crescimento vigoroso. Nos últimos anos, este Dendrobium vem emitindo de dois a três pseudobulbos por ano, sempre mais altos em relação aos da geração anterior. A grande dificuldade, ao menos no meu caso, é fazer com que esta orquídea floresça. Até hoje, não sei o que despertou esta bela adormecida.

Enfim, sigo apreciando esta floração excêntrica e vou mostrando os detalhes para vocês.