Voltando com a orquídea vermelha


Orquídea Sophrolaeliocattleya Jewel Box 'Dark Waters'
Sophrolaeliocattleya Jewel Box 'Dark Waters'

Hoje, trago para vocês esta dama de vermelho, uma orquídea que floresce anualmente, com pontualidade. Trata-se da Sophrolaeliocattleya Jewel Box 'Dark Waters'. Na floração deste ano, passamos por algumas turbulências. Para meu espanto, observei o inesperado surgimento de oito botões florais, provenientes de três pseudobulbos diferentes. Um recorde para esta orquídea.

Como já comentamos aqui no blog, o processo de floração consome bastante energia da planta. Com este grande número de botões florais, o que eu temia de fato se concretizou. À medida que as flores desabrochavam, os pseudobulbos enrugavam. Depois de um tempo, as folhas começaram a amarelar. Foi sofrido ver a orquídea agonizando, ao mesmo tempo em que florescia.

Com o intuito de poupar a planta e tentar salvar-lhe a vida, fotografei correndo o que pude e cortei, com pesar, as flores. Replantei-a em novo substrato e ela agora está se recuperando, felizmente. Ao longo dos próximos posts, vou mostrando a vocês o que consegui registrar deste episódio trágico.