Orquídea acordando para trabalhar


Mini-orquídea Laelia longipes
Laelia longipes

Tudo bem, Pessoal? Há algum tempo, venho comentando com vocês sobre a falta de novidades em relação às orquídeas aqui no apartamento. Pois hoje, para minha grande surpresa, deparo-me com estes dois belíssimos botões florais, já em adiantado desenvolvimento.

Trata-se da mini-orquídea Laelia longipes, ou Hoffmannseggella longipes, que costuma acordar para trabalhar nesta época, aqui no orquidário. Durante os meses do outono e inverno, ela passa o tempo todo dormindo, sem dar sinal de vida. Nada de flores, brotos ou raízes. No começo da primavera, podemos observar o início da brotação de vários novos pseudobulbos.

O interessante nesta orquídea é que os botões florais desenvolvem-se às escondidas, dentro do broto em formação. Quando a folha se abre, lá estão os botões, já bem desenvolvidos. Com isso, todos os anos acabo tendo uma grata surpresa ao me deparar com uma floração pela qual não esperava.

Como de costume, volto em breve com a floração desta mineiríssima mini-orquídea de colorido exótico. Sou suspeito para opinar, mas acho que vale a pena aguardar! Até lá!