O recomeço de um Dendrobium


Orquídea Dendrobium Stardust 'Chiyomi'
Dendrobium Stardust 'Chiyomi'

Esta é uma orquídea que já teve seus dias de glória. Em sua primeira floração aqui no apartamento, produziu uma belíssima coluna repleta de flores amarelas, que vocês podem relembrar através deste post de 2012.

Trata-se do Dendrobium Stardust 'Chiyomi', um híbrido que faz bastante sucesso entre os amantes de orquídeas. Ele também pode ser encontrado nas versões laranja e pink, que estão na minha lista de compras. Ainda não adquiri estas outras variedades porque fiquei assustado com o decaimento acelerado que sofreu esta orquídea amarela.

Em 2013, um ano após aquela bela floração, este Dendrobium já não se saiu muito bem. As flores vieram tão desenxabidas que nem me animei a fotografá-las. Em 2014, ele simplesmente não floresceu. A orquídea ficou tão mirrada que mal se aguentava em pé. Por sorte, e para minha surpresa, um keiki que eu havia separado no ano anterior acabou florescendo antes da planta mãe.

Como é um clone da orquídea principal, este keiki poderá agora dar continuidade ao ciclo natural da vida, perpetuando seus genes através das próximas gerações. Além disso, há ainda a possibilidade da planta mãe se recuperar. De uma forma ou de outra, anseio pelo dia em que esta orquídea voltará a nos presentear com um espetáculo de floração.