Mini Cattleya dorminhoca


Mini-orquídea Laeliocattleya Pink Favourite
Laeliocattleya Pink Favourite

Tudo bem, Pessoal? Hoje seria o dia de mostrar os botões florais de alguma orquídea, mas infelizmente eles não deram o ar da graça por aqui. Aliás, devo confessar que, no momento, não há absolutamente nada de interessante no orquidário. Se as coisas continuarem neste ritmo, vou acabar mostrando raízes e folhas aqui no blog.

Para preencher esta lacuna, reapresento uma mini-orquídea que floresceu no início do ano, a Laeliocattleya Pink Favourite. Esta miniatura de Cattleya passa boa parte do ano em dormência. No final da primavera, início do verão, começa a desenvolver novos pseudobulbos. Antes mesmo de amadurecerem, já florescem, em pleno verão. Após o término da floração, ela volta a entrar em sono profundo.

Este período de dormência, pelo qual todas as orquídeas passam, pode ser mais breve ou demorado, de acordo com a espécie. De modo simplificado, trata-se de um descanso para a planta, durante o qual não se observam as formações de novas raízes, brotos, folhas ou flores. Este é o tema de um artigo que escrevi para a revista Como Cultivar Orquídeas, da Editora Casa Dois, que deverá estar nas bancas em alguns dias. Desde já, deixo meu convite para que vocês confiram a matéria. Muito obrigado!