Uma mini-orquídea que vale por duas


Mini-orquídea Laelia alaorii
Laelia alaorii

Já falei para vocês, algumas vezes, o quanto gosto desta delicada mini-orquídea, Laelia alaorii, de fácil cultivo e floração frequente. Possuo dois exemplares, que produzem flores brancas com leves nuances em rosa. Devido a este detalhe, não são consideradas formas albas, mas sim albescens.

O fato é que, há bastante tempo, venho procurando a forma tipo desta orquídea, que é rosada. Embora seja a coloração mais comumente encontrada, eu nunca havia conseguido adquirir um exemplar. Neste ano, para minha surpresa, eis que uma das orquídeas floresceu exatamente nesta coloração, totalmente diferente das florações anteriores.

Adorei a surpresa, embora não saiba o que desencadeou esta variabilidade. Como são orquídeas que crescem muito rápido, e já estavam saindo do vaso, fui obrigado a replantá-las. Elas o-di-a-ram. Ainda mais com este calor insuportável que está fazendo. As coitadas ficaram com as folhas e pseudobulbos enrugados. Temo que uma delas esteja a um passo do paraíso...

Mas sigamos em frente. Por ora, deixo vocês com a imagem desta bela e incomum floração rosada, da minha mini-orquídea de dupla personalidade. Vou mantê-los informados sobre o estado de saúde destas pequenas debilitadas.