Orquídeas, alegrias e alguma tristeza


Orquídeas Sophronitis Arizona e Oncidium Twinkle
Sophronitis Arizona e Oncidium Twinkle

Tudo bem com vocês, Pessoal? Há alguns dias, estava eu a relembrar como o ano passado foi agitado e glamouroso para as Orquídeas no Apê. Iniciamos uma frutífera parceria com o portal Minhas Plantas, da jornalista Carol Costa. E, graças a ela, tivemos a oportunidade de expor quadros de nossas fotos na maior exposição de plantas e flores da América Latina, a Expoflora, em Holambra. Como consequência deste evento, expusemos um número ainda maior de fotos na tradicional exposição da Sociedade Bandeirante de Orquídeas. E, por fim, fui convidado a ministrar uma palestra sobre o cultivo de orquídeas em apartamento, na exposição da Associação Orquidófila de São Bernardo do Campo. Foi um ano incrível.

Neste ano, nada disso aconteceu. Foi decepcionante porque achei que estes eventos seriam o início de uma promissora atividade profissional. Hoje, refletindo com calma, concluo que meu estado mais depressivo me impede de ver todas as coisas maravilhosas que ocorreram em 2014. Conheci um talentoso e renomado florista, Marcio Leme, da Milplantas. Graças a ele, iniciamos uma parceria com o Vamos Receber, de Thais e Maria Emília Senna. Mais importante do que a parceria, ter conhecido estas pessoas, amigas e generosas, foi uma dádiva. Também graças ao Marcio, concedi uma entrevista à revista Orquídeas da Natureza, publicação especial da tradicional Revista Natureza.

Recentemente, fui procurado pela repórter Mariana Alvim, do jornal O Globo Niterói, que me solicitou informações para a elaboração de uma pequena matéria com dicas para o cultivo de orquídeas em apartamento. Fiquei contente porque a Mariana me contou que, ao pesquisar sobre a pauta da matéria, ouviu indicações positivas sobre o nosso trabalho aqui no Orquídeas no Apê.

Este também foi um ano especial porque, graças à Thais e à Maria Emília, pudemos participar da elaboração de vários artigos sobre cultivo de orquídeas, que foram publicados em Casa Vogue. O artigo mais recente pode ser lido através deste link.

Por fim, mas não menos importante, atingimos duas importantes marcas que meu desânimo nem me permitiu comemorar apropriadamente. Após menos de um ano de atividade, temos mais de 6.000 seguidores no Instagram. Paralelamente, também alcançamos a marca dos 6.000 seguidores no Facebook. Muito mais do que números, estas pessoas são familiares e amigos queridos, que têm nos acompanhado e apoiado de uma maneira generosíssima.

Para celebrarmos estas conquistas, trouxe esta alegre dupla de orquídeas, a Sophronitis Arizona, em vermelho, emoldurada pelo Oncidium Twinkle, em amarelo. A todos vocês que nos acompanham, deixo meu muito obrigado, de coração!