A Sophronitis que diz sim


Micro-orquídea Sophronitis cernua
Sophronitis cernua

Tudo bem, Pessoal? Após a tensão pela qual todos nós passamos nos últimos dias, eis que a vida segue. Mais alegre para alguns, mais triste para outros. O fato é que tiramos todos valiosas lições deste sofrido processo. De minha parte, sigo com a função à qual me propus há três anos, a de trazer um pouco de colorido, beleza e informação ao dia a dia dos nossos leitores. Orquídea é o que temos para hoje, para variar.

Esta exuberante micro-orquídea avermelhada, Sophronitis cernua, vem um pouco fora de época. A foto é de uma floração antiga, que ocorreu no início deste ano. Como ainda tenho várias fotos inéditas desta época, resolvi compartilhar as mais bonitas com vocês.

O interessante é que, nos EUA, esta orquídea é conhecida popularmente como The Nodding Sophronitis. Em uma tradução livre, 'a Sophronitis que diz sim'. O termo nodding refere-se ao balançar da cabeça, para cima e para baixo. Gesto este que, na maioria das culturas, significa aceitação, consentimento ou concordância. Este simpático apelido surgiu a partir da maneira como as flores desta orquídea desabrocham, ligeiramente voltadas para baixo.

Aqui no Brasil, infelizmente, as orquídeas ainda carecem de nomes populares, que facilitariam sua divulgação junto ao público leigo. Ainda hoje, deparo-me com alguns nomes científicos, em latim, que não me atrevo a tentar pronunciar. Enquanto não arranjamos apelidos para todas as orquídeas, deixo vocês com estas daminhas de vermelho, que concordam com tudo.