Quando meu keiki dará flor?


Orquídea Dendrobium Stardust 'Chiyomi'
Dendrobium Stardust 'Chiyomi'

Esta é uma pergunta que muitos costumam se fazer. Quando vemos aquele frágil brotinho surgindo no alto da haste de uma orquídea Phalaenopsis ou agarrado ao pseudobulbo de um Dendrobium, temos a impressão de que vai demorar uma eternidade até o ser tornar-se adulto. Mas estamos enganados, felizmente.

A palavra keiki significa 'bebê', em havaiano. Apesar disso, este novo broto é uma criança apenas no tamanho. Fisiologicamente, já é uma planta adulta, muito diferente de uma plântula nascida a partir de semente. Esta última sim, pode demorar vários anos até se tornar uma orquídea apta a florescer.

O keiki, muitas vezes, mal destacou-se da haste mãe e já está emitindo sua própria haste floral. É uma criança precoce. Prova disso são os botões florais deste Dendrobium Stardust da foto. Há exatamente um ano, destaquei alguns keikis da orquídea principal e plantei em um vaso com sphagnum. As mudas cresceram rapidamente e, há algumas semanas, uma delas começou a florescer. A quantidade de botões é enorme para uma orquídea tão jovem. O interessante é que eles surgem em pares ao longo da cana.