Uma exuberante Cattleya magenta


Mini-orquídea Laeliocattleya Pink Favourite
Laeliocattleya Pink Favourite

Esta é uma orquídea que já foi apresentada aqui no blog, em artigos anteriores, mas nunca com tantas flores em uma mesma haste. É uma pena que não seja possível fotografar todas de frente, ao mesmo tempo. Trata-se de uma floração que, mesmo sem nenhum tutoramento com varetas ou arames, apresenta cada flor de maneira elegante e harmônica, bem acima da folhagem.

A Laeliocattleya Pink Favourite é fruto do cruzamento entre Laelia milleri e Cattleya walkeriana. Sua marca registrada é este exuberante colorido magenta, herança das walkerianas. O labelo amarelo, todo trabalhado com veios vermelhos, é um espetáculo à parte. Esta orquídea parece confirmar a teoria de que as florações vão se tornando melhores, à medida que a planta amadurece. A cada ano, as flores surgem maiores e em maior quantidade.

Esta Cattleya em miniatura costuma passar os primeiros meses do ano florida, de janeiro a abril. Isto não significa que uma flor dure quatro meses. Na verdade, os botões vão se abrindo sequencialmente, ao longo deste período. Em maio, com a queda da última flor, a orquídea parece tirar um tempo para repousar. Não dá sinais de vida, por boa parte do ano. Até que, perto de dezembro, começa a desenvolver novos brotos que, finalmente, voltam a florescer em janeiro. É uma alegria e um grande privilégio acompanhar este ciclo da vida, ano após ano.