Uma exótica micro-orquídea


Mini-orquídea Epidendrum peperomia
Epidendrum peperomia

Confesso que uma parte de mim gosta de flores com cara de flor, como rosas, peônias e tulipas. Adoro. No entanto, o que me fascina na família das orquídeas é a imensa variedade de formas e tamanhos dos seus elementos florais. O Epidendrum peperomia (também chamado de porpax) é um bom exemplo desta excentricidade orquidácea.

Já mostrei esta orquídea em um artigo publicado no início do ano, ocasião em que fotografei sua flor junto a uma pérola, para ilustrar seu tamanho diminuto. Ganhei esta pequena preciosidade, típica da Colômbia e Venezuela, da orquidófila Meire Genaro. Após um ano de cultivo aqui no apartamento, a muda formou uma pequena touceira, que floresceu durante alguns meses. A última flor da temporada secou há poucos dias.

Na internet, tenho visto belíssimos exemplares desta micro-orquídea, geralmente repletos de flores. O efeito do conjunto é fantástico. O meu, entretanto, resolveu florescer a prazo, em suaves prestações. O lado bom é que tive a oportunidade de apreciá-lo e fotografá-lo por mais tempo, já que as flores foram se sucedendo, durante meses. Estou curioso para saber como será a floração do ano que vem. Conto com a paciência e companhia de vocês até lá!