Orquídea Pink Favourite - Floração 2014


Mini-orquídea Laeliocattleya Pink Favourite
Laeliocattleya Pink Favourite

Esta pequena orquídea magenta floresceu aqui no apartamento há alguns meses, no início deste ano. É a segunda floração sob os meus cuidados. Ao que tudo indica, trata-se de uma mini-orquídea que floresce uma vez ao ano, durante o verão.

Resultante do cruzamento entre Cattleya walkeriana e Laelia milleri, a Laeliocattleya Pink Favourite faz jus ao nome. Seu colorido é espetacular, quase fluorescente. O labelo, todo desenhado por veios avermelhados sobre o fundo amarelo, é uma pequena obra de arte.

Uma característica interessante desta mini-orquídea, herdada das Laelias rupícolas, é sua haste longa e ereta, capaz de apresentar as flores de forma impecável, bem acima da folhagem. Além disso, como ocorrem ramificações, esta orquídea consegue exibir múltiplas flores em uma mesma haste. 

Trata-se de uma orquídea de crescimento mais lento. Tenho observado que, durante a maior parte do ano, ela permanece em descanso. No final da primavera, começa a emitir novos pseudobulbos, que estarão prontos para florescer no verão. É sempre uma grande expectativa aguardar pela sua floração que, até o momento, não tem decepcionado.