Oncidium Twinkle - Hastes florais promissoras


Micro-orquídea Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'
Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'

Há muitos anos, quando estava começando a cultivar orquídeas, comprei uma graciosa micro-orquídea híbrida, o Oncidium Twinkle 'Fragrance Fantasy'. Era uma pequena touceira, sem flores. Depois de algum tempo de cultivo, eis que vejo, não uma, mas oito hastes florais emergindo. Fiquei extasiado. Até então, acreditava piamente que cada pseudobulbo de Oncidium emitia apenas uma haste, do lado da folha maior.

A minha prodigiosa touceira, no entanto, ostentava hastes florais por todos os lados. Eu acompanhava cada centímetro de crescimento, dia após dia. Até que, após algumas semanas, comecei a desconfiar que elas não estavam crescendo. É difícil avaliar quando se olha a mesma coisa, várias vezes ao dia. Procurei na literatura e descobri que, de fato, o desenvolvimento destas hastes é bastante lento.

Conformado, continuei a aguardar e a observar. Até que, um belo dia, descubro que elas estavam secando! Foi um duro golpe, após dois meses de espera, constatar que havia sido tudo em vão. Somente quando a planta toda morreu, resolvi tirá-la do vaso e verifiquei que suas raízes estavam comprometidas. No meu caso, o substrato não era adequado, deixando-as secas por muito tempo.

Por ocasião do meu aniversário, no ano passado, ganhei dos meus tios, Hiroko e Takashi, Tomoko e Helio, uma prima desta falecida orquídea, o Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'. Ela já veio com duas belíssimas hastes repletas de micro flores douradas. Hoje, um ano depois, estou sendo presenteado com cinco hastes florais. Na foto acima, consegui capturar três juntas. As pintas nas folhas são normais, herança do Oncidium sotoanum ou ornithorhynchum, um de seus pais. Geralmente, aparecem quando a planta recebe bastante luminosidade.

Vamos torcer para que a tragédia não se repita e eu possa voltar aqui com a floração completa desta exuberante e delicada micro-orquídea. Vou mantê-los informados ao longo do processo. Até a próxima!