Botões florais da orquídea sapatinho


Orquídea Phragmipedium Sedenii
Phragmipedium Sedenii

Oi, Pessoal, tudo bem? Nesta sexta-feira não muito auspiciosa, trago para vocês a imagem que marca o início da temporada dos sapatinhos aqui no orquidário. Esta é a única orquídea do gênero Phragmipedium que tenho por aqui, mas ela vale por várias. Isto porque sua floração, que começa pontualmente no final do outono, costuma se prolongar até o final da primavera. São aproximadamente 5 meses ininterruptos de flores.

Esta proeza só é possível porque trata-se de uma orquídea que floresce de forma sequencial. Como podemos ver na foto, à medida que o primeiro botão floral amadurece, outro já começa a se formar. Esta sucessão de sapatinhos rosados perdura ao longo de meses. Por conta desta característica, acabo mostrando esta orquídea com bastante frequência aqui no blog. Embora seja repetitivo, não consigo me abster de postá-la, todos os anos em que me brinda com sua presença.

Tenho bastante vontade de adquirir outras espécies, para dar uma diversificada, mas esbarro em algumas dificuldades. A primeira refere-se ao espaço. São plantas que atingem um grande porte, para meus padrões limitados. Além disso, não é muito comum encontrar este gênero à venda. Existem alguns produtores especializados, mas os preços ainda são elevados. 

Sempre me perguntam onde comprar orquídeas sapatinho, principalmente este exemplar rosado, mas sinceramente não sei responder. Demorei muito para encontrá-lo e percebo que sua disponibilidade no mercado é bem pontual. Depois de uma péssima compra pela internet, acabei adquirindo esta orquídea da foto em uma exposição da Associação Orquidófila de São Paulo. De qualquer forma, vale a pena procurar. Para mim, tem sido uma agradabilíssima companhia durante os meses de inverno e primavera, ano após ano.