Uma orquídea singular


Micro-orquídea Dendrobium secundum
Dendrobium secundum

Após muito suspense e enrolação, eis que finalmente chegou o dia de revelarmos a flor desta curiosa orquídea asiática, o Dendrobium secundum. À primeira vista, parece que o botão floral ainda não concluiu o desabrochar. No entanto, esta é a característica das flores desta exótica orquídea, que permanecem semi abertas. Agrupadas na haste floral, produzem um efeito fantástico.

Orquídea típica de países como Tailândia, Malásia, Borneo e Filipinas, o Dendrobium secundum foi recentemente reclassificado como Pedilonum secundum, nome ainda pouco conhecido e utilizado. Costuma florescer no verão, através de uma haste repleta de minúsculas flores, cuja aparência lembra uma escova de limpar mamadeiras. Nos EUA, é conhecida como the toothbrush orchid.


Micro-orquídea Dendrobium secundum
Dendrobium secundum

Após esta descrição, e olhando para as fotos que ilustram este artigo, fica fácil concluir que algo deu errado nesta floração. Na verdade, comprei esta orquídea como uma pequena muda, há muito pouco tempo. Não esperava que ela fosse florescer tão cedo. Minha primeira grande surpresa veio quando descobri que uma pequena verruga na ponta de um dos pseudobulbos era, na verdade, um botão floral. A orquídea resolveu me presentear com uma amostra grátis, de apenas uma micro flor.

Outra grande surpresa, que fiquei de anunciar hoje, está na cor desta flor. Pétalas e sépalas completamente brancas, com o labelo amarelo. Costumamos chamar de orquídea tipo aquela cuja variedade é mais comumente encontrada, a que foi utilizada para descrever a espécie. No caso do Dendrobium secundum, a orquídea tipo possui flores em tons que variam do rosa ao magenta.

Já a variedade alba é mais rara e, consequentemente, mais valiosa. A muda que comprei foi vendida como tipo, o que me fez acreditar que suas flores seriam pink. Já durante o desenvolvimento do botão, comecei a desconfiar que a orquídea poderia ser albina, já que não apresentava sinal algum de pigmentação. Fato que veio a se confirmar com a abertura completa da flor. Desta vez, excepcionalmente, comprei lebre por gato.

Agora, só nos resta aguardar por uma nova floração mais caprichada, comme il faut. Caso tenham perdido os artigos anteriores, com os estágios do botão floral, deixo a seguir os links para os respectivos posts:




A todos que tiveram a paciência de acompanhar esta saga, deixo meu muito obrigado pela companhia, apoio e torcida!