Pequenas orquídeas, grandes presentes


Micro-orquídea Gomesa crispa
Gomesa crispa

Oi, Pessoal, tudo bem? Hoje, gostaria de falar sobre a magia de presentear e ser presenteado com orquídeas. Por ocasião do meu aniversário, tive a imensa alegria de receber três micro-orquídeas mais do que especiais: Gomesa crispa, Leptotes unicolor e Octomeria palmyrabellae, todas floridas. Estas preciosidades me foram presenteadas pelo casal Hiroko e Takashi Matsumoto, que há anos vem me acompanhando, apoiando e incentivando esta trajetória orquidófila.

O interessante é que, algumas semanas antes do meu aniversário, eu já havia me lembrado destes tios queridos. Isto porque as orquídeas que eles me presentearam, no ano passado, estão no momento com botões florais. No ano que vem, nesta mesma época, relembrarei o carinho que recebi por ocasião desta data especial.

Micro-orquídea Leptotes unicolor
Leptotes unicolor

Diferentemente de uma flor que murcha, um chocolate que é consumido ou uma roupa que se desgasta, as orquídeas permanecem conosco por anos a fio. A cada floração, uma ou mais vezes por ano, somos lembrados dos momentos felizes que tivemos ao lado das pessoas que nos presentearam.

Não parece, mas eu também presenteio pessoas queridas com orquídeas, vez ou outra. Além da alegria de presentear, sou contemplado com a felicidade de ouvir os relatos sobre o desenvolvimento e a floração das plantas, a cada reencontro com as pessoas que as receberam. Estes momentos não têm preço.

Ao longo dos próximos posts, volto para falar detalhadamente sobre cada uma destas pequenas orquídeas, de imenso significado. À Hiroko e ao Takashi, meu muito obrigado pelos belíssimos presentes!