Orquídea Sc. Mini Collins - Floração 2014


Sophrocattleya Mini Collins 'Pink Sherbet'

Talvez muitos não se lembrem, mas eu havia prometido mostrar a floração desta bela orquídea de porte compacto, a Sophrocattleya Mini Collins 'Pink Sherbet'. Seus botões florais podem ser vistos neste artigo. Ela já havia florescido em setembro do ano passado. Aparentemente, não tem uma época definida para nos brindar com sua presença. Ao que tudo indica, suas visitas serão frequentes, mais de uma vez por ano.

Dentre as Orquídeas no Apê, esta é uma das mais resistentes e vigorosas. Apresenta um crescimento constante e está sempre emitindo novos pseudobulbos, quando não está florescendo. Neste ano, as flores vieram um pouco diferentes, com as pétalas mais arredondadas. Apesar do nome clonal, 'Pink Sherbet', ela é majoritariamente branca. Contudo, já vi em exposições exemplares mais rosados. Seu ponto de destaque é, sem dúvida, o labelo contrastante em magenta, vermelho e amarelo.

Esta orquídea, como a maioria aqui no apartamento, está sendo cultivada em sphagnum e vaso plástico, com argila expandida na camada de drenagem. Suas folhas e pseudobulbos tendem a crescer na horizontal, de forma meio desorganizada, ocupando mais espaço na bancada. Apesar disso, sua floração abundante  e exuberante compensa este pequeno porém.