Sophronitis cernua acordando


Micro-orquídea Sophronitis cernua
Sophronitis cernua

Esta é uma orquídea cujos botões florais eu apresentei há algumas semanas, ilustrando o artigo sobre as dicas de cultivo para o outono. Hoje, trago o mesmo conjunto em um estágio mais avançado de desenvolvimento. A imagem inicial, que eu já considerava especial, ficou ainda mais bela, a meu ver. Parece-me um ikebana espontâneo, moldado pela natureza.

As flores desta micro-orquídea, Sophronitis cernua, costumam exibir uma grande gama de cores, geralmente concentrando-se em torno dos tons alaranjados. Existe uma variedade cujas flores são amarelas, considerada bastante rara e valiosa. O exemplar da foto tem as flores que tendem mais para o vermelho quando jovens, clareando à medida que envelhecem.

Esta pequena e delicada orquídea costuma florescer com a chegada do outono, enchendo a varanda do apartamento de cor e alegria. Trata-se de uma planta que aprecia bastante umidade e luminosidade. A princípio, tive dificuldade para cultivá-la, chegando a perder alguns exemplares. Com o tempo e a insistência, fui pegando o jeito.

Volto em breve com a foto da floração completa. Este é apenas um dos cachos de flores e botões florais que compõem uma grande touceira desta micro-orquídea. Oportunamente, apresentarei uma foto panorâmica do conjunto.