Laelia longipes - Botão despertando


Mini-orquídea Laelia longipes
Laelia longipes

Esta bela mini-orquídea tipicamente brasileira, Laelia longipes, costuma atender por outros nomes mais complicados. Dentre eles, Laelia longipes var. lucasiana ou Hoffmannseggella longipes, apenas para citar alguns. A nomenclatura das orquídeas pode ser algo desesperador, principalmente quando os estudiosos não chegam a um consenso.

A despeito da polêmica, é uma orquídea fantástica, uma das minhas favoritas. Adquiri uma muda sem flores, há alguns anos, e esta é a primeira floração aqui no apartamento. Por muitos meses, não deu o menor sinal de vida. Repentinamente, começou a desenvolver vários novos brotos ao redor da pequena touceira de pseudobulbos. A partir deste momento, o crescimento foi bastante acelerado. Esta é daquelas orquídeas que, ao abrir a pequena folha em formação, no ápice do pseudobulbo, já revela a surpresa de um ou mais botões florais.

Particularmente, neste caso, fiquei encantado ao me deparar com este botão rosa colocando a linguinha para fora. É o labelo da flor em expansão. Como de costume, em breve trarei a foto da floração completa. Até lá e muito obrigado por nos acompanhar!