Cultivando orquídeas e amigos


Orquídeas no Apê em festa
Orquídeas no Apê em festa

Quando comecei a escrever o blog Orquídeas no Apê, estava decidido a não criar as respectivas páginas nas redes sociais. Afinal, se eu nunca fui popular na escola, na rua ou na família, porque haveria de sê-lo na internet? Apesar desta premissa, a insistência de alguns leitores acabou convencendo-me a abrir uma fan page no Facebook. A princípio, uns poucos parentes e amigos curtiram. Por várias vezes, retirei o badge aqui da barra lateral, com vergonha de ostentar meus 20 seguidores.

O fato é que, mesmo sem eu perceber, este número foi crescendo. Lembro-me da emoção que senti ao atingir a incrível marca dos 100 primeiros fãs. No começo, fazia questão de agradecer nominalmente a cada novo membro desta pequena comunidade. Com o tempo, infelizmente, esta prática tornou-se inviável, além de um pouco irritante para os demais leitores.

Em julho de 2013, um milagre inesperado aconteceu. Os primeiros 1.000 seguidores! Pouco tempo depois, em dezembro, atingimos 2.000 amigos, juntamente com a comemoração do aniversário de dois anos do blog. E hoje, apenas três meses depois, venho dividir com vocês a alegria de celebrar a fantástica marca de 3.000 membros na nossa fan page.

Ao contar a história desta maneira, em um parágrafo, posso passar a falsa impressão de que tudo foi rápido e fácil. Au contraire, mes amis! Foi um processo penoso e angustiante. Hoje, mais do que nunca, é preciso pagar para se conseguir mais seguidores. Depois, é necessário pagar novamente para que estes seguidores vejam as suas publicações. Como estou no meio de uma crise financeira que já dura alguns anos (uns 45, para ser mais exato), preferi contar com o crescimento orgânico da fan page. É lento, mas gratuito. A minha cara.

Nós certamente não teríamos atingido esta marca sem o auxílio de importantes amigos e apoiadores deste trabalho. Dentre eles, vários blogs, sites e fan pages utilizam os artigos aqui publicados como forma de agregar conteúdo para seus leitores. Em contrapartida, divulgam o Orquídeas no Apê. Hoje, são tantos parceiros que eu não poderia citar cada um sem cometer alguma injustiça. Por cada uma destas colaborações, deixo aqui meu agradecimento, de coração. Também agradeço especialmente a cada um dos nossos 3.000 seguidores, bem como aos leitores que nos visitam, comentam e compartilham este trabalho. Muito obrigado a todos, por tudo!