Uma clássica mini-orquídea vermelha


Mini-orquídea Sophrocattleya Batemaniana
Sophrocattleya Batemaniana

Ano novo, antigas promessas. No começo de dezembro do ano passado, mostrei os botões florais desta mini-orquídea vermelha ensaiando seu desabrochar. Conforme prometido, hoje trago a foto da flor completamente aberta.

Como eu já havia comentado anteriormente, esta foi a segunda floração consecutiva desta orquídea em 2013. Fiquei agradavelmente surpreso com a visível melhora na forma e coloração desta flor. A despeito das pequenas dimensões, as pétalas e sépalas abrem-se completamente, de forma simétrica e planar. A cor é exuberante, com um flameado espetacular.

Esta é uma orquídea de pequeno porte e fácil cultivo. Cresce vigorosamente e floresce mais de uma vez ao ano. Vem sendo cultivada em vaso de plástico e sphagnum sobre uma camada de argila expandida. A adubação é química, semanal.

Infelizmente, esta pequena orquídea permaneceu pouco tempo em flor. Um evento inusitado ceifou-lhe precocemente a vida, mas o desenrolar da situação foi muito gratificante. Vou contar os detalhes desta novidade em um post futuro.