Micro-orquídea iniciando o ano


Botões florais da micro-orquídea Phymatidium delicatulum
Phymatidium delicatulum

Não parece, mas estes corajosos botões florais são milimétricos. Quase não se consegue identificá-los a olho nu. Trata-se da micro-orquídea Phymatidium delicatulum, presente especial que ganhei da minha amiga Elza Kurauchi. Eu já havia mostrado para vocês o nascimento desta haste floral, há alguns meses.

Para ser sincero, não acreditava que esta orquídea fosse sobreviver, muito menos florescer sob os meus cuidados. A frágil hastezinha desenvolveu-se bem lentamente. De tão pequena, a cada rega eu temia que ela se partisse ou fosse levada com a água. Mas a despeito da aparência delicada, cresceu obstinadamente e emitiu belos botões florais. Várias outras estão a caminho.

O calor absurdo que tem feito nos últimos dias me fez temer por esta floração. Mesmo com a proteção de uma tela de sombreamento, o sol é escaldante na varanda. Tenho borrifado esta micro-orquídea duas vezes por dia, além de constantemente repor a água que fica sob a camada de argila expandida. Estes cuidados têm garantido a sobrevivência da planta, que parece saudável a despeito das altas temperaturas.

Como de costume, deixo aqui minha promessa de trazer a foto das flores abertas. Mal vejo a hora, serão o símbolo de uma redenção para o meu extenso currículo de matador de micro-orquídeas.