Ano Novo das Orquídeas no Apê


Seleção de orquídeas floridas no apartamento
Orquídeas no Apê

Postei esta foto na fan page do blog, juntamente com uma mensagem de final de ano. Somente agora me toquei que nem todos seguem a página e, portanto, estou me redimindo do lapso com esta publicação inaugural de 2014.

A imagem traz uma coletânea de várias orquídeas floridas no apartamento, com um efeito especial em computador, que acabou proporcionando uma aura surreal e luminosa ao conjunto. A receptividade no Facebook não poderia ter sido melhor. Tivemos 194 curtidas, 91 compartilhamentos e 35 comentários, em apenas dois dias.

Sucessos


E foi justamente da fan page no Facebook que vieram as grandes novidades para 2014. Iniciamos o ano com 2.220 seguidores, um aumento de mais de 2.000 fãs em relação ao início de 2013. Também estabelecemos parcerias com dois titãs das redes sociais. A partir de agora, nossas fotos e artigos passarão a ser divulgados na página Orquídeas, Olhares & Meus Encantos, de autoria da Marta Fernandes, que conta com mais de 15.000 seguidores. Tivemos ainda o prazer de sermos convidados para colaborar com o Orquidário Virtual, concebido por Leôncio Najm e Elias Najm Neto, cuja fan page é seguida por mais de 12.000 internautas.

Adicionalmente, continuamos nossa parceria com outro potentado verde na internet, o portal Minhas Plantas, da jornalista Carol Costa. Recentemente, tivemos a alegria de ter uma seleção de fotos de orquídeas cultivadas em apartamento em destaque na nova seção do site, a Galeria.

Fracassos


Claro que eu não poderia deixar a falsa impressão de que tudo foi um mar de rosas orquídeas. Tenho enfrentado uma série de dificuldades e insucessos ao longo desta caminhada. Como já mencionei anteriormente, várias pessoas de renome do mundo orquidófilo simplesmente ignoraram minhas mensagens com convites para parcerias ou entrevistas. Também tenho recebido um número grande de contatos nos quais as pessoas insistentemente me pedem orquídeas. Tem sido desgastante explicar a todo o momento que eu não posso sair distribuindo plantas a todos que me solicitam.

Outro sonho que acalento ao longo destes dois anos de blog é o de que, em algum momento da trajetória, eu possa profissionalizar esta atividade de blogueiro e fotógrafo especializado em orquídeas. No entanto, minhas tentativas de obter um retorno financeiro, quer seja através de anúncios ou vendas de quadros, têm se mostrado infrutíferas. Não fosse o apoio que recebi dos meus tios, Hiroko e Takashi Matsumoto, que adquiriram 15 painéis, eu estaria com um vultoso prejuízo.

Perspectivas


Apesar das dificuldades, 2013 representou uma guinada na minha vida. Foi o período em que tive a certeza de que é esta atividade que me faz feliz e é dela que espero viver no futuro. Também foi o ano em que as manifestações de apoio vindas de parentes e amigos mostraram-se mais intensas e carinhosas. Não tenho palavras para agradecer a todos, por cada gesto de incentivo.

Para 2014, fui convidado para proferir palestras em importantes eventos ligados à orquidofilia, oportunidades pelas quais agradeço imensamente. Adicionalmente, ganhei dos meus pais uma nova área de cultivo na varanda, o que vai me possibilitar dobrar o número de orquídeas na coleção. Agradeço, de coração, por todo o apoio e compreensão que tenho recebido do meu pai e da minha mãe, que seguem me incentivando, apesar de todas as minhas maluquices.

Convite


Entendo perfeitamente que muitos não gostem de redes sociais e não tenham a intenção de participar. Aos que já estão por lá, deixo meu convite para curtir a nossa fan page no Facebook. Basta acessar este link e clicar em 'Curtir'. Diferentemente do blog, a interação lá é mais fluida e menos engessada, com atualizações mais frequentes. Muito obrigado a todos pela atenção e paciência!