Festa das orquídeas no apê


2 anos de Orquídeas no Apê
2 anos de Orquídeas no Apê

Hoje comemoramos o aniversário de dois anos do blog Orquídeas no Apê. Após um começo melancólico e solitário, este projeto acabou se transformando na razão do meu viver. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas tudo o que foi conquistado até agora deve-se ao apoio e incentivo de leitores, amigos e parentes que acreditaram nesta ideia.

Pouco tempo após começar a cultivar orquídeas, achei que seria interessante registrar cada etapa do seu desenvolvimento em um blog. Munido de uma precária webcam e três orquídeas moribundas, cultivadas sobre o frigobar ao lado da minha cama, deu-se início ao empreendimento que mudaria minha vida. Este primeiro arremedo de blog teve vida curta. Após alguns anos inativo, decidi, no dia 1º de dezembro de 2011, ressuscitá-lo em novo formato. Adquiri uma câmera fotográfica compacta, automática e barata, e saí fotografando todas as plantas, orquídeas ou não, que encontrava pela frente. Iniciava-se oficialmente o Orquídeas no Apê.

Dois anos depois, temos muito o que comemorar. Foram 252 artigos publicados, que receberam mais de 200.000 visualizações, geradas por 57.000 visitantes únicos. Nossa fan page no Facebook está muito perto de atingir os 2.000 seguidores. O interessante é que, por muito tempo, tive a impressão de que estava escrevendo para as paredes. Apesar do desânimo e da falta de audiência, estava feliz por manter um diário do cultivo de minhas orquídeas em apartamento, narrando os sucessos e fracassos desta envolvente atividade.

Temendo ser injusto, não poderei citar aqui os nomes de todos os que me apoiaram durante esta trajetória. Mas sou extremamente grato a cada um, por cada palavra ou gesto de incentivo. Gostaria de deixar um agradecimento especial a todos os blogs parceiros, que frequentemente visitam o Orquídeas no Apê, sempre apoiando e comentando os artigos. Também sou muito grato a grandes nomes da orquidofilia, que gentilmente dispuseram-se a conceder valiosas entrevistas, nas quais compartilharam um pouco de seu vasto conhecimento.

Deixando um pouco o conforto e a segurança do ambiente virtual, as orquídeas no apê tiveram a alegria de participar de importantes eventos no mundo real. Três painéis com ampliações de fotos publicadas no blog foram expostos na Mostra de Paisagismo da Expoflora, em Holambra, a convite da jornalista Carol Costa. Adicionalmente, 15 quadros adquiridos pelos empresários Hiroko e Takashi Matsumoto, grandes apoiadores do blog, estiveram presentes na Exposição da Sociedade Bandeirante de Orquídeas, a convite da Leili Odete Campos Izumida. Também sou muito grato à Eliete Colato Tobias pela oportunidade de proferir uma palestra sobre o cultivo de orquídeas em apartamento, na Exposição da Associação Orquidófila de São Bernardo do Campo.

At last, but not least, agradeço à Carol Costa, mentora do portal Minhas Plantas, cujo incentivo e parceria salvou e ressuscitou este blog em diversas ocasiões. É na coragem e no espírito empreendedor da Carol que eu me inspiro para continuar com este trabalho.

A cada um dos leitores deste blog, que tem nos apoiado ao longo destes dois anos, deixo meu muito obrigado, de coração!